SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Santander comunica o fechamento de mais uma agência: 4556 será fundida com a 0004

28/04/2023

Bancos: Santander

O medo voltou a tomar conta dos bancários do Santander de Bauru esta semana. Tudo em decorrência do anúncio oficial de que mais uma agência do banco será fechada em breve. Desta vez, a “vítima” da ganância dos banqueiros é a agência 4556, que fica localizada na R. Rio Branco, n° 5-5, no centro da cidade. Suas atividades permanecem no local somente até o próximo dia 16 de junho de 2023. Após esta data, as operações da unidade serão fundidas com a agência 0004.

Na avalição do Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, o comunicado é o prenúncio de mais demissões à médio prazo e sobrecarga de trabalho para os funcionários que escaparem do “facão” do Santander. A consequência da medida, além do aumento do estresse entre os trabalhadores, também será o aumento das filas e da demora no atendimento aos clientes. Problema que já é comum na agência 0004.

 

Lucro no 1° trimestre do ano

De acordo com o balanço divulgado pelo banco espanhol na última semana, o lucro líquido gerencial do Santander foi de R$ 2,14 bilhões no primeiro trimestre de 2023. O resultado foi abaixo do esperado também por conta do rombo bilionário apresentado pelas Lojas Americanas, no início do ano.

No mesmo período, 100 agências e 42 PABs (Postos de Atendimento Bancário) foram fechados no país. Em 12 meses, o Santander teve um saldo positivo de apenas 561 postos de trabalho, sendo que a maioria destas vagas são de trabalhadores terceirizados. Ao mesmo tempo, neste intervalo de tempo, a base de clientes do banco aumentou em 6,8 milhões e chegou ao total de 61,6 milhões no fim de março.

Para o Sindicato dos Bancários, embora o lucro do Santander no Brasil tenha sofrido uma queda continua sendo referência para o banco em nível mundial. Portanto, não se justifica o fechamento de agências, tampouco, a ampliação de contratação de funcionários terceirizados, como vem sido promovido.

 

Foto da fila na agência 0004 do Bradesco, durante protesto que o Sindicato realizou no Dia das Mulheres de 2023, quando o banco demitiu mais uma funcionária e sobrecarregou ainda mais os trabalhadores da unidade

Notícias Relacionadas

Sindicato conquista na Justiça condenação do Santander por danos morais à ex-banespiana

Santander 23/05/2024

Sindicato conquista liminar determinando que Unimed autorize tratamento médico de bancária do Santander

Santander 22/05/2024

Sob justificativa de ação emergencial, Santander transfere gerentes Van Gogh de SP e do Rio para Superlinha

Santander 09/05/2024

Newsletter