SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Santander Altos: protocolo falho resulta em 22 casos de Covid

16/06/2021

Bancos: Santander

Em meados de maio — mais precisamente, no dia 17 — a agência Altos da Cidade do Santander, em Bauru, foi fechada para higienização e os funcionários foram afastados para fazerem exames. Os resultados desses exames revelaram que cinco bancários estavam com Covid-19.

O caso foi noticiado pelo Sindicato dos Bancários de Bauru e Região na edição nº 118 do jornal Bancários na Luta, de 31 de maio. Na ocasião, um dos cinco doentes encontrava-se internado numa UTI, intubado, e os outros quatro estavam cumprindo quarentena.

Agora, a boa nova é que o bancário em estado mais grave já teve alta médica e está em recuperação.

No entanto, ainda há uma má notícia: nos círculos familiares dos cinco bancários, surgiram nada menos que 17 novos casos de Covid!

Inclusive, um familiar de um dos bancários teve de ser intubado, encontrando-se internado pelo menos até essa terça-feira (15).

Protocolo falho

Para o Sindicato, é evidente que existem falhas nos protocolos de higiene e segurança do Santander, ou então o banco é que não está cumprindo corretamente as orientações para prevenir a disseminação do coronavírus entre os trabalhadores.

No caso da agência Altos da Cidade, foram feitas duas testagens, sendo a primeira, no dia do primeiro caso positivo. No entanto, os resultados dos testes rápidos deram negativo, e os funcionários seguiram trabalhando.

A Altos é apenas o maior exemplo desse descontrole, mas a verdade é que há funcionários contraindo a Covid-19 em vários outros locais de trabalho.

Também no mês passado, dois dos regionais do banco tiveram a doença, sendo que um deles, Cidnei Hagy, da Regional Bauru, teve de ser internado numa UTI em São Paulo.

Por isso, o Sindicato volta a frisar: todo caso de coronavírus deve ser informado à entidade, para que os diretores possam acompanhar a situação e cobrar o correto cumprimento dos protocolos de higiene e segurança. Estamos juntos em mais essa luta!

Novo protocolo

No início da semana passada, o Santander divulgou aos empregados um novo protocolo de Covid-19. Um dos itens determina que “colaboradores com sintomas, mesmo com teste negativo, não devem retornar ao trabalho presencialmente sem buscar orientação médica para retorno”.

Outro item diz que gestores que testarem positivo devem “notificar imediatamente” os funcionários com quem tiveram contato, e que esses funcionários “devem permanecer em isolamento domiciliar e aguardar contato da área médica no e-mail pessoal e corporativo”.

(Foto: No fim de 2020, agência Altos da Cidade já havia sido alvo de críticas, por conta das demissões.)

Notícias Relacionadas

Santander é condenado a pagar R$ 1,5 mi por negligenciar saúde mental dos funcionários

Santander 12/04/2024

QUEREMOS MAIS! Após intervenção do Sindicato, Santander de Piraju vai contratar mais um funcionário

Santander 03/04/2024

Santander é condenado a pagar gratificação especial por tempo de serviço a bancário demitido sem justa causa

Santander 28/03/2024

Newsletter