SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Proposta da Fenacrefi para renovar CCT dos financiários é rejeitada

30/09/2020

Bancos: Outros

Os representantes do movimento sindical que estão negociando a renovação da convenção coletiva dos financiários rejeitaram a proposta que a Fenacrefi (Federação Interestadual das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento) enviou na última sexta-feira, dia 25.

“Para o primeiro ano de vigência da CCT, a Fenacrefi ofereceu 1,13% de reajuste nos salários e nos salários de ingresso com abono de R$ 1.000,00 e benefícios com reajuste pelo INPC (2,0501%)”, informou a Contraf. “Já para o segundo ano (…), a oferta é de aumento dos salários, inclusive os de ingresso e benefícios com reajuste de 80% do INPC do período junho/2020 a maio/2021.”

A Fenacrefi também fala em alterar as regras de Participação nos Lucros e Resultados (PLR), fixando como limite o percentual de 5% do lucro líquido. Esse ponto também foi rejeitado pelos representantes sindicais, que reivindicam a manutenção, na íntegra, das regras já estabelecidas na CCT vencida, apenas aplicando a correção dos valores pelo INPC.

Além disso, a federação das financeiras quer “adotar o Sistema Alternativo Eletrônico de Controle de Jornada de Trabalho, nos termos do art. 74, § 2º da CLT e art. 2º da Portaria nº 373, de 25.02.2011 do Ministério do Trabalho e Emprego para controle da jornada de trabalho de seus empregados, dispensando-se a instalação do Registrador Eletrônico de Ponto – REP”. A Comissão de Organização dos Financiários rejeitou o ponto apenas por falta de negociação prévia, já que não se opõe ao sistema por princípio.

Por fim, “outro pronto da proposta que desagradou a representação dos trabalhadores foi a recusa da inclusão na CCT de um aditivo de combate à violência contra a mulher, com a justificativa de que a legislação já é suficiente”. Os trabalhadores reivindicam que o tema seja tratado em aditivo, para adesão das financeiras.

Sendo assim, as negociações continuam, e ainda não há data para a próxima reunião por videoconferência. O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região lembra que a data-base dos financiários é 1º de junho, e que, portanto, a CCT da categoria está vencida há três meses.

Notícias Relacionadas

Banco Losango é condenado a indenizar bancária gestante que teve plano de saúde cancelado

Outros 07/03/2024

Mercantil de Avaré faz aposentados ficarem horas em fila para depois não pagar benefício por falta de dinheiro em caixas

Outros 06/03/2024

Mercantil de BH é questionado sobre ranking de funcionários; Prática é ilegal na categoria

Outros 29/02/2024

Newsletter