SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Programa ‘Sem Tarifa’, do Sindicato, dá voz a indígenas e suas reivindicações

16/08/2021

Compartilhe:

Nesta segunda-feira (16), o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região recebeu três integrantes da Terra Indígena de Araribá, localizada no município de Avaí. Em 23 de julho, o Sindicato aprovou em assembleia apoio financeiro ao grupo — que no momento luta contra o marco temporal que deve ser votado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) neste dia 25.

O marco estabelece que povos indígenas só podem reivindicar terras onde já estavam em 5 de outubro de 1988, o que é injusto, pois desconsidera as expulsões, remoções forçadas e todas as violências sofridas pelos indígenas até a promulgação da Constituição.

Procurado pelos indígenas, o Sindicato defendeu o fornecimento do apoio financeiro para que eles possam fretar um ônibus até Brasília, onde vão participar de uma manifestação contra o marco temporal no dia do seu julgamento pelo STF.

Além de participarem da manifestação contra o marco temporal, caciques, lideranças, professores e jovens da Terra Indígena de Araribá também estarão presentes no Acampamento Terra Livre, mobilização nacional realizada todo ano pelo movimento indígena desde 2004 com o objetivo de “tornar visível a situação dos direitos indígenas e reivindicar do Estado Brasileiro o atendimento das suas demandas e reivindicações”.

Para falar desse e de outros assuntos, os três integrantes da Terra Indígena de Araribá participaram do “Sem Tarifa”, programa do Sindicato veiculado pelo YouTube. A gravação vai ao ar nos próximos dias.

Notícias Relacionadas

Solidariedade: Sindicato doa cestas básicas à creche Anjinhos de Maria Cantinho Inaciano

18/08/2022

Portal do Inferno do Bradesco: Banco demite mais dois funcionários; Sindicato protesta

Bradesco 17/08/2022

Santander atende reivindicação do movimento sindical e estende período de amamentação de 9 para 12 meses

16/08/2022

Newsletter