SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Mercantil do Brasil demite mais dois funcionários em Bauru

22/10/2020

Bancos: Outros

O Mercantil do Brasil demitiu sem justa causa mais dois funcionários de Bauru, na quarta-feira (21). A justificativa do banco em demitir dois trabalhadores em plena pandemia de coronavírus, é que o banco contava com uma agência e um Posto de Atendimento Bancário (PAB), mas agora, a única agência que restava também será transformada em um PAB, por isso não haverá mais área administrativa e os funcionários serão desligados.

Em junho, o banco começou a demitir dezenas de bancários em nível nacional. Houve uma demissão em Avaré e uma em Bauru. Na época, o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região realizou um protesto contra as demissões no período de calamidade pública.

O Sindicato volta a reafirmar: é inaceitável que o banco realize essa reestruturação em um momento tão delicado, tirando emprego e renda de tantos trabalhadores. O lucro do Mercantil do Brasil no primeiro semestre de 2020 foi de R$ 74 milhões e no acumulado dos últimos doze meses, a instituição lucrou R$ 142,92 milhões, ou seja, não há motivos para demissões!

Além disso, todas as agências e PABs do banco por todo o país vivem com longas filas de espera, sendo que a maioria dos clientes são idosos. Essa realidade inaceitável – ainda mais durante a pandemia onde as aglomerações não deveriam existir – é consequência da falta de funcionários para atender toda demanda e o resultado disso tudo, são funcionários sobrecarregados e clientes descontentes.

Os bancários que foram dispensados nesta semana já estão recebendo apoio jurídico do Sindicato, que estuda denunciar o banco ao Ministério Público do Trabalho, pois com a pandemia o volume de atendimento aumentou assustadoramente e mesmo assim o Mercantil segue diminuindo sua estrutura. A entidade pretende fazer novos protestos em frente aos PABs.

Notícias Relacionadas

Banco Losango é condenado a indenizar bancária gestante que teve plano de saúde cancelado

Outros 07/03/2024

Mercantil de Avaré faz aposentados ficarem horas em fila para depois não pagar benefício por falta de dinheiro em caixas

Outros 06/03/2024

Mercantil de BH é questionado sobre ranking de funcionários; Prática é ilegal na categoria

Outros 29/02/2024

Newsletter