SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Juristas assinam manifesto contra remoção compulsória do delegado sindical Bento José, do BB

07/05/2021

Bancos: Banco do Brasil

Compartilhe:

Eleito delegado sindical pelos funcionários da Gerência de Comércio Exterior (Gecex) do Banco do Brasil, em São Paulo (SP), Bento José Ferreira vem lutando contra a sua transferência compulsória desde janeiro, quando o BB anunciou as medidas que fariam parte da mais recente reestruturação.

O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região tem acompanhado o caso desde o início. De lá para cá, a entidade denunciou o ataque à liberdade de organização sindical — divulgando, ao mesmo tempo, um abaixo-assinado virtual contra a ilegalidade —, transmitiu uma live em apoio ao representante sindical, e até acionou a Justiça para reverter a transferência, já que tanto a legislação trabalhista quanto o acordo coletivo do BB garantem a estabilidade e a inamovibilidade de representantes sindicais.

Agora, no fim de abril, o delegado sindical ganhou mais um importante apoio em sua luta: mais de 60 juristas assinaram um manifesto pelo respeito ao exercício da liberdade sindical.

Para apontar a ilegalidade do ataque do BB e exigir a não remoção de Bento do local onde foi eleito, o grupo cita a Constituição Federal (artigo 8º, inciso I), a CLT (artigo 543), a Convenção 135 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Pacto Internacional sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais da Organização das Nações Unidas (ONU).

O Sindicato aplaude a iniciativa dessas dezenas de professores e advogados contra mais uma tentativa do BB de calar um representante do movimento sindical independente.

Leia o manifesto na íntegra em https://bit.ly/3tzGtbG

Notícias Relacionadas

PLR do Santander será paga dia 28 de fevereiro

Banco do Brasil 02/02/2023

Audiência de conciliação sobre extinção da função de caixa executivo do BB será no dia 10 de fevereiro

Banco do Brasil 30/01/2023

Sindicato denuncia à Polícia Federal falta de vigilantes no Escritório Leve do BB

Banco do Brasil 30/01/2023

Newsletter