SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Inflação prejudica campanhas de reajuste salarial da maioria das categorias de trabalhadores

26/10/2021

De acordo com levantamento divulgado nos últimos dias pelo Dieese, com base em dados do Ministério do Trabalho, duas de cada três categorias de trabalhadores que possuem data-base em agosto tiveram reajustes salariais abaixo dos índices da inflação (INPC-IBGE). A pesquisa é referente às negociações concluídas até o começo do mês de setembro.

Desde fevereiro de 2016, o índice de agosto para uma data-base não era tão grande. Ao todo, 66,3% das negociações foram prejudicadas pela inflação. No ano passado, o índice no mesmo período havia sido de apenas 16,8%. Somente 8,8% das campanhas salariais alcançaram reajuste acima do INPC. Outros 25% ficaram com índice equivalente ao da inflação.

Categorias como metalúrgicos e químicos, em São Paulo, recentemente fecharam acordo com o INPC integral. Os bancários, que fazem campanha nacional, firmaram em 2020 acordo coletivo com validade de dois anos e em 2021 obtiveram reajuste acima da inflação. Os trabalhadores dos Correios, que têm data-base em agosto, estão com dissídio em julgamento no Tribunal Superior do Trabalho (TST).

No recorte por setor econômico, o de serviços tem 61,2% de acordos (de um total de 3.686) perdendo para a inflação. A indústria (2.814) tem 35,7% e o comércio (1.164), 32,1%. O maior percentual de reajustes acima do INPC é do setor industrial (24,7%).

Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região o problema é resultado direto das equivocadas políticas econômicas do governo Bolsonaro, afetadas pela pandemia, que gerou mais inflação. Prejuízo para os trabalhadores!

Notícias Relacionadas

Assembleia garante apoio financeiro para chapa que vai disputar eleição do Sindicato do Maranhão

23/04/2024

BB é condenado a pagar gratificação de função após descomissionar bancária indevidamente em Piraju

Banco do Brasil 23/04/2024

Caixa comunica transferência de Loterias Federais para subsidiária e sindicatos lutam contra a “privatização camuflada”

Caixa Econômica Federal 23/04/2024

Newsletter