SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

#ForaBolsonaro: Sindicato e mais de 400 entidades protocolam pedido coletivo de impeachment

22/05/2020

Ontem (21), o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, junto com mais de 400 entidades nacionais e de todas as regiões do Brasil, protocolaram o 36º pedido de abertura de processo para apuração de crimes de responsabilidade imputados ao presidente, Jair Bolsonaro.

O pedido coletivo de impeachment é assinado pelo Sindicato, pela CSP-Conlutas, e por diversas entidades, como: o Sintrajud, a Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Federal; a Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores em Universidades Brasileiras; a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social; a Intersindical – Central da Classe Trabalhadora; o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior; o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica; e o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Fundação Oswaldo Cruz. Além desses, diversos juristas de renome internacional e sete partidos (PT, PCdoB, PSOL, PCB, PCO, PSTU e UP) também subscrevem o pedido.

Esse pedido de impeachment de Bolsonaro é o primeiro que não é subscrito exclusivamente por parlamentares ou integrantes de uma única legenda partidária com representação no Congresso Nacional. Por isso, é a peça mais representativa de denúncia contra o presidente.

Na peça, Bolsonaro foi denunciado por condutas que implicariam em pelo menos três crimes de responsabilidade: apoio ostensivo a manifestações antidemocráticas e atentatórias à Constituição da República ao promover atos pelo fechamento do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal; violação ao princípio da impessoalidade na administração pública em favor de interesses pessoais e familiares; e menosprezo e sabotagem de cautelas de contenção dos efeitos da pandemia do novo coronavírus.

Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, a postura de Bolsonaro é criminosa e precisa ser combatida. Seu afastamento do cargo é fundamental para que o País não seja deteriorado por seus crimes e sua forma de governar.  Milhares de brasileiros já foram seriamente prejudicados por seus ataques antidemocráticos e por suas atitudes omissas e desumanas diante da pandemia de coronavírus. Basta! Fora, Bolsonaro!

Notícias Relacionadas

Eleições Funcef 2024: votação segue até às 18h da sexta-feira, dia 19 de abril

Caixa Econômica Federal 17/04/2024

Bancária recebe quase R$ 39 mil por desenvolver doença ocupacional no BB

Banco do Brasil 15/04/2024

Santander é condenado a pagar R$ 1,5 mi por negligenciar saúde mental dos funcionários

Santander 12/04/2024

Newsletter