SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

FNOB vai a São Paulo protestar contra reajuste rebaixado e enrolação nas negociações entre Contraf-CUT e Fenaban

26/08/2022

Compartilhe:

A Frente Nacional de Oposição Bancária (FNOB), representada pelo Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, pelos sindicatos do Maranhão e Rio Grande do Norte, Oposição Bancária de São Paulo e de Brasília, Movimento Revolucionário Socialista, e integrantes dos partidos PSOL e PSTU, realizaram um protesto na quinta-feira (25) em frente ao hotel onde ocorreu mais uma rodada de negociações da campanha salarial entre a Contraf-CUT e a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), em São Paulo.

Com faixas e carro de som (confira aqui as fotos), os bancários protestaram contra o reajuste rebaixado oferecido pelos bancos, a ineficiência da Contraf-CUT em cobrar uma nova proposta para aumento dos salários e demais verbas econômicas e a demora em chamar assembleias em todo o país.

As faixas diziam:

  • “132 bilhões de lucro para os banqueiros…já para os bancários, migalhas.”
  • “Bancos receberam de ajuda do governo Bolsonaro na pandemia 1. 200.000.000,000,00 TRILHÕES!!”
  • “Chega de dormir, CONTRAF-CUT!”

Mesma proposta e perdas da PLR

Na negociação de ontem, a Fenaban manteve a mesma proposta concedida na semana passada: reajuste de apenas 5,82%. Sobre a Participação nos Lucros e Resultados, os bancos continuaram querendo compensar os valores pagos pelos programas próprios na parcela adicional da PLR. Com isso, os bancários de bancos que possuem programas próprios terão perdas diretas na parcela adicional.

Com a correção da PLR pelo INPC, estimada em 8,88%, nos três maiores bancos privados do país (Bradesco, Itaú e Santander) o percentual de distribuição na regra básica cai de 4,97% do lucro distribuído em 2021 para 4,85%. Na parcela adicional a redução seria de 1,69% para 1,67%.

A próxima reunião de negociação está marcada para esta sexta-feira (26), a partir das 14h.

Assembleia nesta sexta-feira

O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região convoca todos os trabalhadores de sua base territorial a participarem da assembleia que será realizada hoje, dia 26, às 18 horas, na sede da entidade, para deliberar as propostas de reajustes oferecidas pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).

A sede do Sindicato fica localizada na rua Marcondes Salgado, 4-44, Centro, Bauru. Participe!

Notícias Relacionadas

Nota de falecimento: Luiz Alberto Hoshino, bancário aposentado do BB

Banco do Brasil 29/09/2022

Bancários alcançaram R$ 23.564,98 em verbas relacionadas à alimentação em 2022

29/09/2022

Sindicato vence ação e bancária do Santander recebe quase R$ 400 mil por danos materiais e morais

Santander 29/09/2022

Newsletter