SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Encontro da FNOB inicia “Campanha Salarial 2022”

16/05/2022

O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região participou do Encontro da Frente Nacional de Oposição Bancária (FNOB) entre os dias 14 e 15 de maio, na cidade de Natal (RN). O encontro marcou início da “Campanha Salarial 2022”.

Após a apresentação de diversos dados sobre a conjuntura econômica do setor bancário, que apresentou lucratividade de mais de R$ 107 bilhões em 2021, os trabalhadores reunidos aprovaram que o índice de reajuste será equivalente à reposição da inflação (de 01/09/21 até 31/08/22), somado ao percentual médio de crescimento dos ativos dos bancos e as perdas salariais acumuladas em comum a todos os bancos, de 1994 até agora. Ou seja, somando tudo, algo próximo, de 35%.

 

Sobre o encontro

Além do grupo de Bauru, o evento contou com a presença de bancários do Rio Grande do Norte, Maranhão, Pará e Rio Grande do Sul, entre outros.

O encontro também contou com debate sobre a dívida pública (Maria Lúcia Fatorelli – Auditoria Cidadã), a conjuntura (Matheus Crespo e Fábio Costa – SEEB/RN e Oposição do Pará); o histórico de lucro dos bancos (Rodolfo Cutrim – SEEB-MA) e a Funcef (Ana Fátima, Marta Turra e Max Pantoja – conselheira eleita, ex-conselheira e ex-diretor da Fundação). Tudo para contextualizar as dificuldades da atual campanha salarial, no intuito de embasar as demandas dos bancários este ano.

A delegação do Sindicato dos Bancários de Bauru e Região no Encontro da FNOB contou com participação de 12 bancários dos mais diferentes bancos (BB, CEF, Itaú, Santander e Mercantil). Bauru votou pela criação de um gatilho salarial de 3%, devido a volta da inflação, que os bancos cumpram a Convenção 158 da OIT (demissões só podem ocorrer por justo motivo), um salário mínimo para o vale-alimentação e um para o vale-refeição, entre outras reivindicações urgentes.

 

Assembleia

Na quinta-feira, dia 24 de maio, a partir das 18h, acontecerá na sede do Sindicato assembleia para aprovar a pauta elaborada no Encontro da FNOB. Se aprovada, nos próximos dias, o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região agendará com a Fenaban, BB e CEF uma data para a entrega da pauta aprovada.

A pauta da FNOB conta com mais de 100 itens que visam melhorar a qualidade de vida dos bancários.

Notícias Relacionadas

Por falta de ar-condicionado, Sindicato fecha agência da CEF no Jardim Redentor em Bauru

24/04/2024

SindBar deste mês terá show com “Gutto Vianni e Cristiano”

24/04/2024

Senado aprova isenção do IR para até dois salários mínimos

23/04/2024

Newsletter