SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Calendário de negociações: Confira os temas das reuniões com a Fenaban

23/06/2022

A primeira reunião do Comando Nacional dos Bancários com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) aconteceu ontem, dia 22. Nela, foram definidos os temas das reuniões de negociações (veja abaixo).

Horas negativas

Iniciando a pauta de reivindicações do dia, foi cobrado o abono das horas negativas das pessoas com comorbidades para as quais o banco não conseguiu viabilizar o trabalho remoto durante a pandemia de Covid-19.

Em resposta a essa reivindicação, a Fenaban disse que, como as negociações sobre banco de horas foram realizados diretamente com os bancos, fará um levantamento sobre quais são os casos e discutirá a proposta com cada um deles.

Demissões em massa

O movimento sindical também destacou a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) com relação à necessidade de negociações com os sindicatos antes de empresas promoverem demissões em massa. Foi solicitado que a Fenaban respeite a decisão do Supremo e também intermedeie negociação com o Mercantil do Brasil, por conta do encerramento das atividades no Rio de Janeiro, que ocasionou diversas demissões.

A Fenaban disse que recebeu ofício da Contraf-CUT com a solicitação e está tentando agendar reunião com o banco para tratar do assunto.

PL 1043/2019

Foi solicitado que os bancos trabalhem para retirar da pauta de votação na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 1043/2019, que propõe a liberação da abertura de agências bancárias aos finais de semana.

Veja abaixo o calendário completo e os temas das negociações:

  • 27 de junho: Emprego e Terceirização
  • 6 de julho: Cláusulas sociais e segurança bancária
  • 22 de julho: Cláusulas sociais e teletrabalho
  • 28 de julho: Igualdade de oportunidades
  • 1 de agosto: Saúde e condições de trabalho
  • 3 de agosto: Cláusulas econômicas
  • 11 de agosto: Continuação das cláusulas econômicas

O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região irá entregar a pauta de reivindicações da Frente Nacional de Oposição Bancária (FNOB) à Fenaban no dia 1º de julho.

Notícias Relacionadas

Em um ano, mais de 4 mil postos de trabalho de bancários foram eliminados no Brasil

26/04/2024

O massacre palestino, com Breno Altman e Sergio Ribeiro | Podcast Sem Sistema #16

26/04/2024

Dia do Trabalhador: Sindicato realiza assembleia nesta segunda-feira, dia 29 de abril

26/04/2024

Newsletter