O lucro oficial da Caixa Econômica Federal ainda não foi disponibilizado, mas segundo técnicos da estatal que trabalham diretamente com o fechamento dos números, o lucro de 2018 ficará entre R$ 15,5 e 16,5 bilhões. Em 2017, o banco lucrou R$ 12,5 bilhões.
Esse novo recorde de lucro está baseado em três fatores: aumento da receita com prestação de serviços, redução de despesas administrativas e aumento da intermediação financeira.
A redução de despesas administrativas se dão, segundo eles, pela saída de quase 3 mil bancários. Apenas em dezembro o banco fechou 1.435 postos de trabalho em função de Plano de Desligamento Voluntário (PDV) reaberto pela instituição. Ao todo, o banco fechou em 2018, 2.493 postos de trabalho.
Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, esse novo lucro recorde da Caixa prova ainda mais que a redução de postos de trabalho é injustificável. A falta de funcionários nas agências da Caixa é um problema recorrente e precisa ser urgentemente solucionada com a contratação de novos funcionários.
PLR
O banco tem até o dia 30 de março para efetuar o pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR).
A PLR na Caixa é composta pela regra básica Fenaban (90% do salário base), mais parcela adicional de 2,2% do lucro líquido dividido (pelo número total de empregados em partes iguais) e PLR Social.