SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Caixa é condenada pela segunda vez a pagar 7ª e 8ª horas a bancário que não exercia cargo de confiança

04/01/2024

Bancos: Caixa Econômica Federal

A Caixa Econômica Federal foi condenada a pagar a um bancário que tem jornada de 8 horas, mas não exerce cargo de confiança, o pagamento da sétima e oitava horas trabalhadas como extraordinárias e reflexos.

O bancário ocupa há mais de 15 anos a função gratificada de “técnico de operações de retaguarda/tesoureiro”. Apesar das funções desempenhadas por ele não configurarem atribuições de cargo de confiança, sua jornada é de 8 horas diárias (das 9h às 18h com intervalo de 1 hora para refeição e descanso).

De acordo com o artigo 224, da Consolidação das Leis do Trabalho, a duração normal do trabalho dos empregados da Caixa será de 6 horas continuas nos dias úteis, perfazendo um total de 30 horas de trabalho por semana. As disposições do artigo não se aplicam aos trabalhadores que exercem funções de direção, gerência, fiscalização, chefia e equivalentes, ou que desempenhem outros cargos de confiança.

Portanto, a sétima e oitava horas trabalhadas do bancário devem ser consideradas como extraordinárias.

Prática reiterada

Com a constatação, o bancário ingressou com reclamação trabalhista abrangendo as horas trabalhadas até maio de 2016. O pleito foi acolhido em 1º e 2º grau e a Caixa foi condenada a pagar as horas extras e seus reflexos. Porém, mesmo após o processo judicial, o banco continuou obrigando o empregado a cumprir jornada de 8 horas, até agosto de 2022. Sem saída, o trabalhador buscou auxílio do Sindicato dos Bancários de Bauru e Região e ingressou com uma nova ação, pleiteando o recebimento das horas extraordinárias prestadas nesse meio-tempo.

O juiz Paulo Bueno Cordeiro de Almeida Prado Bauer, da 4ª Vara do Trabalho de Bauru, acolheu o pedido do bancário e condenou a Caixa a pagar sétima e oitava horas como extraordinárias e reflexos. Vitória!

 

Notícias Relacionadas

Caixa comunica transferência de Loterias Federais para subsidiária e sindicatos lutam contra a “privatização camuflada”

Caixa Econômica Federal 23/04/2024

Eleições Funcef 2024: votação segue até às 18h da sexta-feira, dia 19 de abril

Caixa Econômica Federal 17/04/2024

Caixa é condenada a reduzir carga horária semanal dos empregados com filhos ou dependentes PcD

Caixa Econômica Federal 28/03/2024

Newsletter