SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Bradesco é condenado a pagar diferença de PLR para incorporados do HSBC

12/03/2019

Bancos: Bradesco

A operação brasileira do HSBC foi oficialmente incorporada ao Bradesco no segundo semestre de 2016, no dia 1º de julho. Por conta disso, o Bradesco achou que os bancários oriundos do HSBC teriam direito a apenas 50% da PLR referente àquele ano, e acabou pagando a eles somente a metade do valor que pagou aos seus próprios funcionários. Então, o Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região acionou a Justiça.

A sentença saiu dias atrás: a juíza Suely Filippetto, da 23ª Vara do Trabalho de Curitiba, condenou o Bradesco a pagar a todos os incorporados do HSBC de Curitiba e Região a diferença de valores da PLR referente a 2016.

Conforme a decisão, a regra da CCT define que o direito de PLR é referente ao período do exercício de um ano, ou seja, até 31 de dezembro de 2016. “O pagamento proporcional diz respeito ao tempo de vigência do contrato laboral e não ao período em que vigente, de forma a fragmentar o lucro. O pagamento é proporcional, mas a base de incidência é o lucro auferido em todo o exercício”, escreveu na sentença.

A ação contempla todos os funcionários oriundos do HSBC, sindicalizados ou não, da base territorial do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região que receberam PLR referente ao exercício de 2016, mesmo os que atualmente não têm contrato de trabalho com o Bradesco.

O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região já acionou seu Departamento Jurídico para pleitear esse direito também para os trabalhadores de sua base sindical.

Notícias Relacionadas

Bradesco lança campanha de vacinação contra gripe para funcionários após reivindicação de sindicatos

Bradesco 05/04/2024

Bancário do Bradesco aceita acordo para encerrar ação de horas extras

Bradesco 28/03/2024

Cobrança abusiva de regional de Bauru do Bradesco é denunciada nacionalmente

Bradesco 22/03/2024

Newsletter