SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Bradesco ‘convida’ empregados a gravar vídeos constrangedores

22/08/2019

Bancos: Bradesco

Compartilhe:

O Bradesco está solicitando aos seus empregados que gravem vídeos para uma campanha chamada “Folha e foco”. Já estão circulando pelas redes sociais dezenas desses vídeos, com empregados das mais diversas agências dançando ao som de diferentes músicas e, às vezes, até fantasiados.

No comunicado que o banco enviou aos funcionários para falar sobre a gravação do vídeo, está escrito que a participação é opcional. Porém, todos sabem como pode ser visto um colega que se recusa a participar de alguma atividade em grupo. Ou seja, o trabalhador se sente duplamente constrangido: tanto pelo medo de perder o emprego (caso recuse participar), quanto pelo vídeo em si.

O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região lembra que ninguém deve ser obrigado a ceder sua imagem para a livre circulação na Internet. Se algum trabalhador for coagido a participar de alguma gravação desse tipo, ela pode até pleitear indenização pelos danos morais sofridos.

Já existe jurisprudência sobre o assunto. Empresas já foram condenadas por adotar “práticas motivacionais” vexatórias e humilhantes, como entoar gritos de guerra e fazer coreografias.

Notícias Relacionadas

Bradesco volta a demitir na base territorial do Sindicato dos Bancários de Bauru e Região

Bradesco 01/02/2023

Bancário adoecido que foi demitido pelo Bradesco é reintegrado

Bradesco 24/01/2023

Lei Padre Júlio Lancelotti, que proíbe estrutura hostil contra morador de rua, é promulgada; Bancos usam técnica

Bradesco 03/01/2023

Newsletter