SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

Notícias

BB oferece acordo de quase R$ 500 mil para quitar ação de 7ª e 8ª horas

Ação também pleiteava incorporação do vale-alimentação

10/09/2019

Bancos: Banco do Brasil

Compartilhe:

Em outubro de 2015, logo depois de se aposentar, um bancário do Banco do Brasil ajuizou por meio do Sindicato dos Bancários de Bauru e Região uma ação pleiteando o pagamento das 7ª e 8ª horas que havia trabalhado nos cinco anos anteriores (período imprescrito para a Justiça do Trabalho). Ele também pleiteou a incorporação do vale-alimentação à sua aposentadoria.

Esse bancário exercia a função de “Analista A”, cujas atribuições consistiam em monitorar o desempenho das agências no que dizia respeito ao risco operacional, detectando as fragilidades no processo, indicando os normativos a serem cumpridos, caso consultado ou por determinação da chefia.

Nessa função, o bancário nunca teve subordinados, nem desenvolvia nenhuma atividade de gestão, apenas cumpria uma rotina previamente estipulada. Dessa forma, ele não poderia ser enquadrado na exceção prevista no § 2º do Art. 224 da CLT – aquele que diz que a jornada de seis horas só não se aplica aos bancários “que exercem funções de direção, gerência, fiscalização, chefia e equivalentes ou que desempenhem outros cargos de confiança”. Sendo assim, as horas trabalhadas além da sexta hora deveriam ser pagas como horas extras, com acréscimo de 50%.

Quanto à incorporação do vale-alimentação à aposentadoria, o bancário fazia jus a esse direito porque quando entrou no BB, em 1981, o banco pagava esse valor em dinheiro, como verba salarial.

A ação já tramitava havia quase três anos quando, em agosto do ano passado, o BB ofereceu R$ 496 mil líquidos para encerrar o processo. O bancário aceitou.

Notícias Relacionadas

Sindicato denuncia problemas de duas terceirizadas do BB

Banco do Brasil 10/09/2019

Empresas faltam com suas obrigações trabalhistas e banco não pode ser responsabilizado na Justiça

Sindicato protesta contra atraso salarial de terceirados do BB

Banco do Brasil 05/09/2019

Bolsonaro anuncia que vai privatizar mais 17 empresas estatais

Banco do Brasil 30/08/2019

Ministro Paulo Guedes afirmou que Petrobras também deve ser vendida até o final do governo

Newsletter