Enquanto economizam até com a manutenção de ar-condicionado, os banqueiros seguem lucrando como nunca no Brasil. Os cinco maiores bancos do país: Bradesco, Santander, Itaú, Caixa e Banco do Brasil, tiveram lucro de R$65,1 bilhões até o terceiro trimestre de 2018. Um aumento médio de 20,4% de lucro em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Para se ter uma ideia, apenas com o arrecadado até setembro de tarifas e prestação de serviços (R$99,8 bilhões) seria possível pagar todas as despesas de pessoal dessas instituições, incluindo até o pagamento da PLR (Participação nos Lucros e Resultados).
Pela primeira vez os bancos privados aumentaram seus números de funcionários (totalizando 6.247 novos bancários). Em contrapartida, a Caixa fechou 1.352 postos de trabalho e o Banco do Brasil, 2.073.
O Santander e o Itaú abriram novas agências, 21 e 25 respectivamente. Já o Bradesco, fechou 193 agências, o Banco do Brasil, 106, e a Caixa, 36. “Muito lucro e pouco retorno à sociedade”, lamenta Priscila Rodrigues, diretora do Sindicato.