SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Ajuizada ação contra reestruturação da Caixa

09/03/2020

Bancos: Caixa Econômica Federal

Na semana passada, o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região levou à Justiça do Trabalho a discussão sobre a reestruturação da Caixa Econômica Federal. A ação é coletiva e inclui um pedido de antecipação de tutela, que ainda não foi apreciado.

Por conta da reestruturação, diversos bancários, tanto de agências quanto de áreas-meio, já perderam a função. Outras dezenas tiveram rebaixamento de função e, consequentemente, perda salarial.

De acordo com Sérgio Ribeiro, advogado do Sindicato, o objetivo da ação é discutir os efeitos da reestruturação com base em pontos como o direito dos trabalhadores à irredutibilidade salarial (Art. 7°, inciso VI da Constituição) e contra alterações contratuais que resultem em prejuízos aos empregados (Arts. 468 e 469 da CLT).

O Art. 469 trata da proibição da transferência do empregado, sem a sua anuência, para localidade que resulte em mudança de domicílio. Funcionários que não tenham cargo de confiança (com efetivo poder de tomar decisões em nome do banco), não podem ser transferidos.

Notícias Relacionadas

Caixa é condenada a reduzir carga horária semanal dos empregados com filhos ou dependentes PcD

Caixa Econômica Federal 28/03/2024

Sindicato fecha Caixa da Falcão, após fiação ser roubada e agência ficar sem ar-condicionado

Caixa Econômica Federal 22/03/2024

Privatização camuflada: Caixa quer transferir Loterias Federais para subsidiária

Caixa Econômica Federal 21/03/2024

Newsletter