SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Adoecimento na CEF: Número de funcionários afastados em 2022 foi o maior já registrado, desde 2012

26/07/2023

Crédito: Rawpixel

Em 2022, o número de funcionários afastados da Caixa Econômica Federal por acidente de trabalho foi o maior já registrado desde 2012, segundo levantamento feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a pedido da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae).

Confira algumas informações apontadas no levantamento:

  • Ao todo, 524 empregados tiveram que deixar seus postos temporariamente no ano passado;
  • 75,4% dos empregados precisaram se afastar por problemas de saúde mental e de comportamento adquiridos no ambiente de trabalho. Em 2012, os afastamentos causados por questões psicológicas representavam 39,4% dos casos.

De acordo com dados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), no ano passado, o índice de adoecimento mental em toda categoria bancária foi de 57,1%. Ou seja, o número de afastamentos na Caixa ultrapassou até mesmo o montante de toda categoria.

O que diz a CEF

Em nota, a Caixa afirmou que a informação de que o banco teve 75,4% do seu quadro de empregados afastados em 2022 por problemas de saúde mental e de comportamento não procede. “O índice de absenteísmo por doença ocupacional da Caixa é o menor do mercado bancário nos últimos três anos”, diz.

Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, a gestão assediadora de Pedro Guimarães contribuiu intensamente para o aumento do adoecimento dos empregados da Caixa. Apesar da nova direção do banco estar empenhada em mudar essa realidade, o caminho ainda é longo.

Atendimento psicológico

O Sindicato oferece atendimento psicológico gratuito aos bancários sindicalizados desde 2021. As psicólogas responsáveis pelas sessões são as profissionais Ana Letícia San Juan e Mariana Cristina Camilli. Para agendar um horário, entre em contato com a Secretaria da entidade, através da telefone: (14) 99868-5897.

 

Notícias Relacionadas

TST concede liminar determinando que BB permita o ingresso de aposentados oriundos do BNC na CASSI; Sindicato vai ajuizar execuções individuais

Banco do Brasil 17/05/2024

Encontro da FNOB que vai definir pautas da Campanha Salarial será nos dias 25 e 26 no Maranhão

17/05/2024

Mulheres recebem 19,4% a menos que os homens em média, aponta relatório nacional

16/05/2024

Newsletter