SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Sindicato prepara ação para pagamento de adicional para bancários transferidos de cidades provisoriamente

04/01/2023

Ilustração: Freepik

A prática de deslocar trabalhadores bancários entre cidades está cada vez mais comum nos bancos. Por conta das crescentes reclamações, o Departamento Jurídico do Sindicato dos Bancários de Bauru e Região preparou uma nova tese para o ajuizamento de ações individuais sobre o tema.

Após aprofundamento de pesquisa e entendimento de sentenças do gênero em diversos tribunais, tem ficado estabelecido que o banco precisa demonstrar a real necessidade daquele trabalhador específico ser transferido para aquela determinada cidade. Ou seja, o empregador é obrigado a apresentar para o judiciário qual a característica particular aquele bancário possui para que somente ele seja capaz de realizar determinada função em outro município.

Diversas decisões também apontam que, enquanto durar a transferência provisória, os bancos são obrigados a pagar um adicional de 25% do salário do trabalhador, para que ele possa arcar com despesas de pedágio ou passagens, entre outros custos adicionais que o bancário venha a ter por conta da alteração, mesmo que provisória, de seu local de trabalho.

As transferências provisórias estão cada vez mais constantes e quase todos bancários do Bradesco, por exemplo, já passaram por esta situação. Muitas vezes elas são adotadas como forma de “punição velada” para aqueles trabalhadores que não atingiram as metas ou desagradaram os gestores de alguma forma.

Serviço

Os bancários interessados podem procurar o Departamento Jurídico do Sindicato dos Bancários de Bauru e Região para verificar a possibilidade de ajuizamento de ação agendando um horário pelo telefone: (14) 99868-4631. A entidade fica localizada na Rua Marcondes Salgado, n° 4-44, no Centro de Bauru.

Notícias Relacionadas

Desmonte mensal da CEF: após fechar agência da Getúlio em setembro, Vista Alegre será encerrada em outubro

Caixa Econômica Federal 18/09/2025

Dia Nacional de Luta pelo Saúde Caixa: Sindicato faz panfletagem contra teto de 6,5% e reajustes abusivos

Caixa Econômica Federal 17/09/2025

Imoralidade! PEC da blindagem, que dificulta o andamento de processos criminais contra deputados e senadores é aprovada na Câmara

17/09/2025

Proposta teve amplo apoio do Centrão e, apesar do governo ter se posicionado contra, 12 deputados do PT votaram a favor

Newsletter