SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Sindicato participa de protesto contra reajuste no plano de saúde do Economus em Presidente Prudente

22/09/2021

Bancos: Banco do Brasil

O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região participa nesta quarta-feira (22) do protesto contra as alterações contratuais e o reajuste do plano de saúde do Economus. O ato está sendo realizado em Presidente Prudente e amanhã ocorrerá em Bauru (veja abaixo).

O Economus reajustou o plano de saúde Feas e informou que a partir de setembro, o custeio das despesas se dará por meio da arrecadação das contribuições dos beneficiários pagantes. Houve alteração do percentual de contribuição de 15,95% para 22,5%, aplicados sobre a renda do titular.

Além disso, ficou estabelecido teto de contribuição mensal de R$ 4.500,00: sendo individual para os planos Feas Básico e Feas Pamc; e por grupo familiar, para o Novo Feas. Contudo, no mês de recebimento do 13º salário esse valor de teto será de R$ 9.000,00. Também houve mudança na coparticipação do Novo Feas, que passou de 20% para 30% para procedimentos de baixa complexidade, mantendo o limite mensal de desconto de 5% sobre a renda do titular.

O novo reajuste, que vem de uma sequência de aumentos desde 2018 (cerca de 475% em três anos), prejudica ainda mais os funcionários – principalmente os aposentados – do extinto banco Nossa Caixa, incorporado pelo Banco do Brasil em 2009.

Negociação

Nesta semana, funcionários se reuniram com a diretoria do Economus para cobrar soluções imediatas em relação aos reajustes abusivos que foram aplicados nos planos.

“Relatamos a situação angustiante pela qual todos nós estamos passando e cobramos soluções urgentes, deixando claro que a direção do Economus tem agido para livrar o Banco do Brasil de suas responsabilidades, e que não vamos aceitar a continuidade dessa política”, explicou um dos trabalhadores.

Ainda segundo relato, o Superintendente manifestou preocupação com a situação e afirmou que pretende buscar solução perene ao caso.

Novos atos

Amanhã (23), ocorrerá um nova manifestação com o mesmo tema em Bauru, a partir das 9 horas, em frente à Regional do Banco do Brasil, na rua Primeiro de Agosto. O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, mais uma vez, estará presente ao lado dos colegas egressos da Nossa Caixa para lutar contra esse ataque do Economus e defender que o Banco do Brasil disponibilize a Cassi para todos.

Já no dia 6 de outubro, a manifestação ocorrerá em São Paulo e a expectativa é de que dezenas de aposentados do BNC de diversas cidades estejam presentes.

A participação de todos é essencial! Vamos à luta!

 

 

 

 

 

Notícias Relacionadas

Chapas apoiadas pelo Sindicato de Bauru e Região conquistam 23,4% dos votos em eleições da Cassi

Banco do Brasil 27/03/2024

Hoje (segunda, 25 de março) é o último dia para votar na eleição da Cassi

Banco do Brasil 25/03/2024

CADÊ O AR-CONDICIONADO, GECOR? BB faz gambiarra e expõe trabalhadores a ambiente precário

Banco do Brasil 22/03/2024

Newsletter