SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Sindicato alerta para obrigatoriedade de bancos privados abrirem contas eleitorais

02/10/2020

O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região foi informado que os bancos privados de Avaré estavam se recusando a abrir contas eleitorais, alegando que somente os bancos públicos poderiam fazer o procedimento. A informação é equivocada.

De acordo com a Lei nº 9.504, de 30 de setembro de 1997, os bancos são obrigados “a acatar, em até três dias, o pedido de abertura de conta de qualquer candidato escolhido em convenção, sendo-lhes vedado condicioná-la a depósito mínimo e à cobrança de taxas ou de outras despesas de manutenção”. O comunicado Nº 35.979, de 28 de julho de 2020, publicado no Diário Oficial da União, também deixa claro que todas as instituições financeiras são obrigadas a realizarem o procedimento.

“Os bancos comerciais, os bancos múltiplos com carteira comercial e a Caixa Econômica Federal devem realizar a abertura de contas de depósitos à vista, quando solicitada por partidos políticos e candidatos”, informa o comunicado.

Diante disso, Roberval Pereira, diretor responsável pela subsede do Sindicato em Avaré, foi até os bancos privados da cidade para orientar os gerentes gerais a realizarem as aberturas das contas eleitorais.

 

 

Notícias Relacionadas

Confira as datas de pagamento da 2ª parcela da PLR

19/02/2026

Lucro de R$ 15,615 bilhões do Santander não impede demissões e fechamento de agências

Santander 19/02/2026

Bancário fecha acordo de R$ 45 mil após denunciar assédio moral no Banco Mercantil

Mercantil 18/02/2026

Newsletter