SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Sindicato ajuíza ação pedindo testes de covid-19 para todos os bancários

11/05/2020

Sem dar sinais de arrefecimento, a pandemia do coronavírus já causou a morte de mais de 11,1 mil brasileiros, sendo que, ultimamente, o Brasil registra cerca de 700 óbitos por dia. Diante desse triste cenário, na sexta-feira, 8, o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região ajuizou uma ação civil pública pedindo que todos os bancos sejam obrigados a oferecer testes de covid-19 para os empregados que prestarem serviço presencial.

O Sindicato dos Bancários do Maranhão, ligado à Frente Nacional de Oposição Bancária (FNOB), fez o mesmo e, inclusive, já obteve uma liminar favorável.

A juíza Angelina Moreira de Sousa Costa, da 3ª Vara do Trabalho de São Luís (MA), entendeu que “os bancários (que estejam trabalhando presencialmente em agências) são expostos à contaminação pelo novo coronavírus, visto que realizam atendimento direto a um grande número de pessoas diariamente, muitas vezes em situação de aglomerações provocadas pela busca do recebimento de benefício emergencial instituído pela Lei nº 13.982/20”.

Assim, determinou que “a testagem inicial deve ser realizada no prazo de até 10 dias, a contar da data de ciência da decisão, sob pena de multa diária de R$ 1.000,00 (um mil reais) limitada a R$ 100.000,00 (cem mil reais), aplicável ao(s) réu(s) que descumprir(em) a medida”.

O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região lembra que também já ajuizou, no fim de abril, uma ação civil pública pedindo o pagamento do adicional de insalubridade para todos os bancários que estão atuando presencialmente, ou seja, para todos os que estão expostos ao risco de contágio.

Notícias Relacionadas

Demissão em massa no Itaú: cerca de mil bancários que atuavam em home office são demitidos

Itaú 10/09/2025

Banco alega que desligamentos ocorreram após avaliação de produtividade

Assédio moral institucionalizado no BB precisa acabar!

Banco do Brasil 10/09/2025

Caso práticas abusivas continuem, Sindicato irá denunciar situação ao Ministério Público do Trabalho

Sindicato devolve contribuição negocial, referente à antecipação da PLR, aos bancários do Bradesco da região

Bradesco 08/09/2025

Newsletter