SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Sindicato ajuíza ação coletiva contra a alteração do RH 229 da CEF, que trata da rescisão decorrente de aposentadoria

06/11/2020

Bancos: Caixa Econômica Federal

Ontem (5), o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região ajuizou uma ação coletiva contra a alteração do RH 229 da CEF, que trata da rescisão decorrente de aposentadoria. No dia 26, a Caixa Econômica Federal informou que, a partir daquele dia, “adota medidas de cumprimento da Emenda Constitucional nº 103”. Ou seja, o banco começou a aplicar as mudanças trazidas pela reforma
da Previdência no que se refere ao desligamento compulsório de quem se aposenta.

Baseado no art. 7º, I da CF e art. 10 do ADCT, o Sindicato argumenta que o que prevalece, é que o direito à aposentadoria e o direito ao contrato de trabalho são autônomos entre si. Na ação, a entidade também ressalta que já existem decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) pela inconstitucionalidade de tal previsão.

Em julho, o Sindicato ajuizou uma ação civil pública semelhante contra o Banco do Brasil e destacou que o STF reconheceu o direito à aposentadoria como parte da ordem social, como direito fundamental dos trabalhadores, e que, assim sendo, não há a possibilidade do exercício regular de um direito ser fator que determine a extinção de vínculo empregatício.

A entidade espera que a ação seja vitoriosa e que a Caixa Econômica Federal seja barrada desse ataque aos trabalhadores aposentados.

Notícias Relacionadas

Caixa propõe acordo em ação coletiva sobre as 7ª e 8ª horas dos tesoureiros

Caixa Econômica Federal 20/10/2026

Flávio Bolsonaro afirma novamente que irá transformar a Caixa em “Itaú da favela” ou “Bradesco da periferia”

Caixa Econômica Federal 19/10/2026

Declaração demonstra, mais uma vez, que o plano do candidato à presidência é privatizar o banco público

Auditoria, já! Sindicato cria canal de denúncias sobre o Saúde Caixa

Caixa Econômica Federal 07/10/2026

Medida visa realizar um levantamento de cobranças indevidas, bem como identificar outras possíveis irregularidades