SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Santander vai retirar os telefones fixos das mesas dos funcionários e obrigá-los a utilizarem celulares particulares

05/07/2021

Bancos: Santander

Ilustração: Can Stock Photo (modificada)

No dia 24, o Santander publicou um comunicado na rede interna informando que os bancários terão de usar o celular particular para trabalhar, pois “proíbe a vinculação de números de telefone do Santander a quaisquer aplicativos de mensagem”. O banco já está retirando os telefones fixos das mesas (ramais do PABX) dos funcionários e irá usar a plataforma Teams da Microsoft para comunicação interna e externa.

“Por facilitar uma comunicação efetiva e de qualidade, o uso do Microsoft Teams já está disponível para GGs, gerentes Select, E2,E3, Assessoria de Investimentos e áreas Centrais”, afirma o banco no comunicado.

Gerentes e o WhatsApp Business

O Santander também tem orientado os gerentes a baixar o WhatsApp Business no celular particular e configurar o aplicativo para atender os clientes com o número comercial do banco. Com isso, mesmo após o expediente e nos finais de semana, os trabalhadores continuam recebendo mensagens dos clientes.

A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander reivindicou ao banco, na quarta-feira passada (23), o fim dessa prática e solicitou que a instituição forneça um aparelho celular a esses trabalhadores, assim como já é fornecido para os gerentes business II, e determine que o aparelho seja desligado ao fim do horário de expediente. Até o momento, não houve retorno à solicitação.

Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, essa prática do Santander é ilegal. É inadmissível que o banco obrigue o funcionário a usar o seu celular particular para trabalhar, inclusive tendo que informar aos clientes internos e externos esse número de telefone para contato. O banco tem a obrigação em disponibilizar os meios e as ferramentas necessárias para o trabalho e os trabalhadores têm o direito à privacidade e ao descanso.

Em 2020, o Sindicato obteve liminar que proíbe o Santander de enviar cobranças de metas a telefones particulares dos empregados de toda base territorial da entidade. Agora, a entidade também entrará com uma ação para tentar barrar a obrigação do uso de celulares particulares no atendimento aos clientes.

Chega de exploração, Santander!

Notícias Relacionadas

Santander entra na mira de CPI sobre fraudes nos programas de habitação de SP

Santander 06/11/2025

Banco teria financiado moradias populares para investidores em áreas nobres de São Paulo

DESMONTE GOURMETIZADO! Santander vai transformar agência Altos em cafeteria e coworking, em Bauru

Santander 03/10/2025

Agência Select será transferida para unidade. Mudança está prevista para o dia 2 de dezembro

Santander demite diversos funcionários PCD sob a justificativa de produtividade

Santander 03/10/2025

Newsletter