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Represália: Bancária do Ouribank denuncia assédio moral pelo canal do banco e é demitida na semana seguinte

10/01/2024

Bancos: Outros

Uma bancária do Ouribank (antigo Ourinvest), que sofreu assédio moral de uma gerente, foi demitida logo depois de denunciar os abusos ao canal da instituição. O desligamento foi justificado pelo banco como “baixa performance”, porém, após pressão do movimento sindical paulista, haverá um processo de investigação sobre o caso.

Segundo relatos da trabalhadora, antes de sair de licença-maternidade, ela sofreu perseguições e discriminações por parte da gerente. Tratamento rude, tarefas diferenciadas do resto da equipe e tentativas de isolá-la do grupo de trabalho foram algumas das práticas abusivas. Ao retornar ao trabalho após o afastamento, em novembro passado, a situação persistiu. Diante disso, resolveu denunciar o assédio moral nos canais do banco. Contudo, na semana seguinte, foi demitida.

“Acreditei na boa vontade do banco e reportei o tratamento da gerente ao RH. Fui orientada a procurar um dos principais diretores do Ouribank e ele chegou a marcar uma reunião comigo, mas quando o encontrei e o lembrei da reunião, ele simplesmente me ignorou, fez de conta que não estava me ouvindo. Na semana seguinte eu fui demitida. E a justificativa foi ‘baixa performance’, mas isso é absurdo porque eu tinha pouco mais de um mês de retorno! Como cobrar que eu tivesse pontuado se eu mal tinha voltado da minha licença-maternidade?”, lamenta a trabalhadora.

Ao acessar o canal de denúncia do Ouribank, os funcionários são informados que as queixas serão recebidas com “confidencialidade, independência, imparcialidade e isenção”, no entanto, a realidade é completamente diferente.

O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região repudia a falta de coerência e responsabilidade do Ouribank. Um canal de denúncias precisa ser um espaço acolhedor, responsável, seguro e sigiloso. Usá-lo como instrumento de perseguição é inadmissível! Infelizmente, no sistema bancário essa situação é comum. Inclusive, a entidade já acompanhou um caso semelhante, onde o relato de uma vítima provocou sua demissão.

Confiável

A entidade ressalta que possui um canal de denúncias direcionado especialmente aos bancários, terceirizados e clientes dos bancos públicos e privados. O contato é: (14) 99868-4934. As denúncias podem ser feitas via WhatsApp, SMS ou ligação. O sigilo é verdadeiramente garantido.

 

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