SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Procurador do TCU pede afastamento de presidentes da Caixa e do Banco do Brasil por abuso de poder

Foto: Reprodução/ Instagram

O procurador Lucas Furtado, do Tribunal de Contas da União (TCU), pediu na quarta-feira (8), o afastamento dos presidentes da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, e do Banco do Brasil, Fausto de Andrade Ribeiro. O pedido foi encaminhado à presidente do órgão, Ana Arraes.

Justificando o pedido, Furtado argumenta que os presidentes da CEF e do BB teriam cometido abuso de poder no caso do manifesto assinado por diversas entidades, inclusive pela Federação dos Bancos Brasileiros (Febraban), pedindo alinhamento entre os três Poderes. Na ocasião, há denúncias de que Pedro Guimarães e Fausto Ribeiro ameaçaram sanções contra outras instituições que assinassem o documento (veja aqui).

“É clara afronta aos princípios constitucionais da impessoalidade, da moralidade e afronta à Lei das Estatais”, afirmou o procurador.

Ainda de acordo com Furtado, a postura dos presidentes teria demonstrado “o motor das decisões tomadas na condução das instituições que dirigem possui forte viés político, em afronta ao esperado zelo pelo interesse público e não do governo de plantão”.

Guimarães e Flávio Bolsonaro

Pedro Guimarães, presidente da Caixa Econômica Federal, participou do ato pró governo, que teve pautas antidemocráticas e causou aglomerações de bolsonaristas que não utilizavam máscaras de proteção, no dia 7, na Avenida Paulista, em São Paulo.

Em uma foto publicada em suas redes sociais, Guimarães aparece abraçado à Flávio Bolsonaro, sorrindo, sem máscara de proteção, em cima de um trio elétrico, durante o ato.

Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, a decisão do procurador do TCU em pedir o afastamento dos presidentes da Caixa e do BB está correta, afinal, Guimarães e Ribeiro estão unidos à Jair Bolsonaro e só atuam em defesa desse desgoverno, enfraquecendo ainda mais os bancos públicos. Inaceitável!

 

 

Notícias Relacionadas

Caixa comunica transferência de Loterias Federais para subsidiária e sindicatos lutam contra a “privatização camuflada”

Caixa Econômica Federal 23/04/2024

Eleições Funcef 2024: votação segue até às 18h da sexta-feira, dia 19 de abril

Caixa Econômica Federal 17/04/2024

Caixa é condenada a reduzir carga horária semanal dos empregados com filhos ou dependentes PcD

Caixa Econômica Federal 28/03/2024

Newsletter