SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Mercantil do Brasil é denunciado após casos de assédio moral

04/03/2021

Bancos: Outros

Funcionários do Mercantil do Brasil de Belo Horizonte denunciaram ao sindicato local da categoria, casos de assédio moral praticados pelo banco contra os bancários e clientes.

De acordo com as denúncias, o Mercantil tem explorado os trabalhadores com cobrança de metas absurdas de produtos. Em muitos casos, esses produtos configuram “venda casada” – prática ilegal na qual a venda de um serviço é condicionada à compra de outros itens – prejudicando os clientes e contrariando as regras do direito do consumidor.

Segundo o Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e Região, foi cobrado da direção e do RH do banco, a “apuração imediata dos casos de assédio moral e a disponibilização de e-mail institucional do banco para o encaminhamento e resolução dos conflitos no prazo máximo de 45 dias, conforme estipulado na cláusula 61 da CCT, sob pena de multa por descumprimento de Convenção Coletiva caso o Mercantil não resolva os casos denunciados”.

Após as denúncias, sites como o “Madruga News” e o aplicativo “VivaVídeos”, criaram e compartilharam vídeos e paródias sobre a truculência da área de INSS do banco. Em uma das animações, um diretor do Mercantil é comparado ao supervilão Thanos, das histórias em quadrinhos publicadas pela Marvel. No WhatsApp, figurinhas são usadas para comparar o diretor e alguns superintendentes ao apresentador de televisão Roberto Justus, conhecido pela frase “Está demitido!”, do reality show O Aprendiz.

Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, o assédio moral é institucionalizado no Mercantil do Brasil. Além dessa prática realizada através das metas abusivas, o banco é conhecido nacionalmente pelos casos de demissões em massa, quadro reduzido de funcionários e filas enormes com idosos à espera de atendimento. Revoltante!

Notícias Relacionadas

Banco Losango é condenado a indenizar bancária gestante que teve plano de saúde cancelado

Outros 07/03/2024

Mercantil de Avaré faz aposentados ficarem horas em fila para depois não pagar benefício por falta de dinheiro em caixas

Outros 06/03/2024

Mercantil de BH é questionado sobre ranking de funcionários; Prática é ilegal na categoria

Outros 29/02/2024

Newsletter