SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Jornada de 6 horas completa 87 anos

05/11/2020

Analog clock with the time 6 o’clock

Foi em novembro de 1933 que a categoria bancária conquistou a jornada de seis horas. O direito, portanto, completa neste mês 87 anos.

Diante da notícia de que o Santander vai retirar o controle de jornada dos gerentes de atendimento e supervisores (leia aqui), é irônico constatar que o direito à jornada especial de seis horas pode ser tributado à luta dos bancários do Banespa — o banco público paulista que foi comprado pelo Santander 20 anos atrás, em novembro de 2000. No ano anterior à conquista do direito, 1932, foram eles que deram início, em Santos, à primeira greve dos bancários da história do Brasil.

Os empregados da Caixa Econômica Federal é que só vieram a conquistar esse direito mais recentemente, há apenas 35 anos.

Foi em 30 de outubro de 1985 que os empregados da Caixa fizeram uma paralisação de 24 horas que ficou conhecida como “greve pelas 6 horas”. Com quase 100% de adesão, a mobilização fez com que a Câmara dos Deputados votasse, em regime de urgência, o projeto de lei que estabelecia a jornada de seis horas. O Congresso também votou, na sequência, outro projeto, que garantia aos empregados da Caixa o direito de se sindicalizar como bancários.

Notícias Relacionadas

Bancário fecha acordo de R$ 45 mil após denunciar assédio moral no Banco Mercantil

Mercantil 18/02/2026

Luto no Santander de Duartina: mais uma agência fechada, menos um serviço para a população

Santander 18/02/2026

Sindicato realizou ato temático na sexta-feira 13, que simulou o velório da unidade e o enterro do respeito aos clientes

Assembleia de prestação de contas do Sindicato será no dia 26. Participe!

18/02/2026

Newsletter