SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Itaú: Assembleia sobre ACT é nesta terça-feira (7)

07/01/2025

Bancos: Itaú

O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região realiza nesta terça-feira (7), às 18h30 (horário limite), em sua sede, uma assembleia para os empregados do Itaú deliberarem sobre o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

No dia 20 de dezembro, representantes do banco apresentaram a proposta de acordo aos diretores Paulo Tonon e Maisa Borazio, durante uma reunião virtual (veja foto). Confira algumas delas:

  • Retorno gradual de metas aos funcionários que retornaram de licença-saúde: isenção total das metas nos primeiros 30 dias, redução de 25% das metas no segundo mês e redução de 50% no terceiro mês.
  • EAD no Auxílio Educação: O novo acordo inclui bolsas de estudo EAD (Ensino à Distância). O Itaú disponibilizará 5.500 bolsas para os trabalhadores. Destas, 1 mil são para PCDs, 500 para os empregados do conglomerado Itaú e 4 mil para os trabalhadores do banco. Não haverá mais a trava que priorizava os trabalhadores em primeira graduação e em primeira pós-graduação.
  • Compensação de horas: Pela proposta, cada hora trabalhada no feriado será compensada com 2 horas. Outra mudança é que, antes, o banco priorizava a compensação das horas trabalhadas nos finais de semana e feriados, o que fazia com que as pagas normalmente fossem as realizadas nos dias úteis; agora a prioridade na compensação será das horas extras realizadas em dias úteis. Com isso, as horas extras pagas serão, provavelmente, as dos finais de semana e feriados. Uma mudança mais vantajosa para o trabalhador.
  • Cláusula sobre expediente nas agências aos finais de semana e feriados: Banco se compromete a não realizar expediente nesses dias. Caso, excepcionalmente, haja necessidade de funcionamento das agências, o movimento sindical será avisado antecipadamente.
  • Ponto eletrônico e validação de ponto: Serão renovados os acordos.
  • Teletrabalho: Caso a proposta seja aprovada, serão renovadas as condições do modelo de teletrabalho do Itaú. A ajuda de custo mensal passa a ser de R$ 109,43. O direito vale para aqueles que trabalharem por 1 dia ou mais em home office.
  • Transferência: Itaú se compromete a levar em consideração o pedido de transferência de bancários que trabalham fora de sua cidade natal para voltarem a seus locais de origem.

A íntegra do ACT será detalhada durante a assembleia. Participe!

O Sindicato defende que todos os bancos tenham ACT, para que haja a possibilidade de negociar sobre cláusulas específicas e, assim, proporcionar mais direitos aos trabalhadores.

Notícias Relacionadas

IA não substitui bancários! Itaú lança novo app para empresas com foco em autosserviço

Itaú 29/07/2025

CCVs do Itaú: Mais de R$ 580 mil já foi pago este ano

Itaú 28/07/2025

Sindicato inicia devolução da contribuição negocial no Itaú

Itaú 21/07/2025

Newsletter