SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Funcionários do Escritório Leve do BB estão esgotados pela cobrança abusiva de metas!

17/07/2025

Bancos: Banco do Brasil

Os funcionários do Escritório Leve do Banco do Brasil, em Bauru, estão esgotados pela cobrança abusiva de metas. O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região recebeu diversas denúncias que relatam a pressão diária por resultados, imposta pelo gerente geral da unidade. A conduta tem gerado um ambiente de trabalho insustentável, com episódios de adoecimento físico e mental entre os trabalhadores.

Para protestar e combater essa conduta, o Sindicato esteve no Escritório Leve no dia 16. Durante a reunião com os funcionários, reafirmou seu compromisso em defendê-los, colocando-se à disposição para acolher denúncias e atuar com firmeza na proteção contra o assédio moral. Na ocasião, foi entregue a cartilha “Assédio no setor Bancário: O Combate deve ser diário!”, produzida pela entidade.

Metas, vigilância excessiva e punições

Todos os dias, os funcionários de cada carteira são obrigados a oferecer crédito para 50 clientes. Caso essa meta não seja alcançada, o gestor reúne pequenos grupos para cobrá-los em particular. Amedrontados, muitos trabalhadores cedem à pressão e acabam assumindo a “culpa” por não conseguir atingir tais resultados.

Além disso, o gerente geral costuma monitorar as conversas entre funcionários e clientes no chat do banco, repreendendo quem não oferece produtos financeiros, como seguros. Para ele, não importa se o cliente não tem interesse em adquirir e contratar algo. O Sindicato recebeu denúncia de que empréstimos com taxas menores só são aprovados mediante a contratação de outro produto. A entidade alerta que condicionar a venda de um produto ou serviço à compra de outro, seja ele do mesmo tipo ou não, se configura como venda casada. A prática é proibida pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) e é considerada crime.

Denúncias também revelam que, como forma de punição por não atingimento de metas, o gestor alterou o horário de expediente de alguns funcionários. A medida foi realizada sem qualquer acordo mútuo.

Dois pesos e duas medidas

Outro problema é o tratamento desigual. O famoso “dois pesos e duas medidas”, onde alguns gerentes são constantemente cobrados, repreendidos e punidos, enquanto outros privilegiados recebem tratamento mais favorável.

Hostil e adoecedor

No último mês, funcionários de um setor do Escritório Leve organizaram uma festa junina. A tentativa de proporcionar um momento agradável entre os colegas foi escangalhada pelo GG, que disse: “Festa sem resultado é bagunça!”. Após o ato do Sindicato, o gestor pediu desculpas em relação ao episódio da festa junina.

A atmosfera intimidade tem adoecido diversos funcionários. O Sindicato soube de ao menos quatro casos de trabalhadores que tiveram crise de ansiedade/ pânico devido às condições hostis de trabalho. Inclusive, na própria pesquisa do BB sobre condições de trabalho a agência apresentou problemas referentes à saúde mental dos funcionários. A GEPES Regional chegou a conversar com o gestor sobre isso.

Para a entidade, as práticas do gerente geral são inadmissíveis e podem ser caracterizadas como assédio moral. Todas as medidas cabíveis para coibir esses abusos serão tomadas. Basta!

Sindicato se reuniu com os funcionários do Escritório Leve e reiterou seu posicionamento contra as metas abusivas

 

Denúncias revelaram que GG entrega moedas de chocolate aos funcionários que batem as metas. Como protesto, Sindicato distribuiu bombons com recado irônico

 

Ator interpretou gestor e entregou “agrado” aos funcionários

 

Cartaz localizado no meio do setor expõe meta do dia

Notícias Relacionadas

BB, Bradesco e Itaú anunciam data de pagamento da PLR. Confira!

Banco do Brasil 03/09/2025

TIRE O BB DAS SUAS FAKE NEWS, TRAIDOR DA PÁTRIA!

Banco do Brasil 02/09/2025

Eduardo Bolsonaro e aliados tentam enfraquecer Banco do Brasil, patrimônio nacional

Sindicato vai executar individualmente sentença coletiva de ação do DF sobre redução salarial no BB

Banco do Brasil 29/08/2025

Bancários que tiveram remuneração reduzida com a implantação do Novo Plano de Funções em 2013 podem ser beneficiados

Newsletter