SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Funcionários da Caixa voltam a ter exames custeados pelo Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO)

28/04/2025

Bancos: Caixa Econômica Federal

A partir do mês de abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a implementar mudanças reivindicadas pelo movimento sindical em seu Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

Com isso, exames laboratoriais, como de sangue, urina e fezes, bem como exames específicos, como PSA, mamografia digital e papanicolau, entre outros, não serão mais custeados pelo Saúde Caixa, e sim pelo banco.

Agora, antes de passar pelo médico de saúde ocupacional da Caixa, os trabalhadores vão ter que responder um formulário de saúde digital, para a liberação dos exames ou consultas com especialistas em urologia e ginecologia. As ações do PMCSO serão gerenciadas pelas Gerências Regionais de Pessoas (Gipes).

A expectativa é que, além de diminuir a burocracia na atuação do PMCSO, com a avaliação periódica da saúde dos bancários, a Caixa possa atuar na prevenção das doenças, o que vai diminuir os custos com tratamento de problemas em estágios avançados e as maiores despesas para o plano de saúde.

A mudança também prevê que, com a retomada da cultura dos exames preventivos, a médio e longo prazo diminuam os afastamentos de grandes períodos para tratamentos de doenças mais graves.

Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região a mudança é boa para os trabalhadores, já que a expectativa é de economia para o Saúde Caixa e, se a empresa fizer bom uso das informações, pode ajudar no mapeamento da saúde atual dos bancários.

Notícias Relacionadas

CEF Centenário é fechada para perícia da PF sobre “quadrilha do rapel”, em Bauru

Caixa Econômica Federal 20/02/2026

Sindicato acompanha reabertura da agência; Duas câmeras escondidas foram encontradas no forro

Após onda de fechamentos, Caixa afirma que não fechará mais unidades em 2026

Caixa Econômica Federal 09/02/2026

Justiça afasta função de confiança de tesoureiro da Caixa e garante horas extras

Caixa Econômica Federal 02/02/2026

Vitória judicial foi obtida através do Sindicato dos Bancários de Bauru e Região

Newsletter