SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Em plena pandemia, Mercantil do Brasil eleva metas e cobranças

13/08/2020

Bancos: Outros

Notícia do Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e Região informa que “bancárias e bancários do Mercantil [do Brasil] de diferentes agências de todo o país estão procurando os sindicatos para denunciar as cobranças abusivas e a pressão por parte da área comercial do banco para cobrar um seguro de vida chamado ‘Seguro Mais Proteção’”.

“De acordo com as denúncias, isso vem acontecendo sem o conhecimento e o consentimento dos clientes, na maioria das vezes aposentados e pensionistas do INSS, com pouca ou nenhuma instrução, o que é uma prática considerada abusiva e ilegal pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).”

Denunciantes contam que, em casos de reclamações de clientes por causa do seguro não solicitado, “o Mercantil se isenta e passa toda a responsabilidade para o bancário que foi obrigado a repassar o produto sob ameaça de demissões”.

Ainda segundo eles, as cobranças são “praticamente de hora em hora através de vídeos, áudios e ligações para número privado”, e “as cobranças são feitas de forma agressiva e constante, o que eleva o estresse e o adoecimento”. Há até bancários que estão tendo pesadelos por causa da grande pressão para a venda de seguros.

Sindicatos e trabalhadores do MB reivindicam que não haja cobrança de metas durante a pandemia.

O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região recebeu denúncia de que o banco só está deixando um cliente entrar na agência quando há um funcionário para acompanhá-lo, justamente para o banco tentar empurrar seguro e outros produtos para a pessoa.

Avaré

Na semana passada, o Sindicato fotografou uma gigantesca fila no Mercantil do Brasil de Avaré. Ao mesmo tempo em que cobra tanto dos empregados, o MB não tem dado o respaldo necessário para um bom atendimento.

extensa fila no Mercantil do Brasil de Avaré

Na agência de Avaré, na ocasião em que as fotos foram feitas, havia apenas cinco funcionários trabalhando, por causa de demissão e também por causa da promoção de um empregado. Um desses cinco é de Bauru, cedido para a agência de Avaré.

Notícias Relacionadas

Banco Losango é condenado a indenizar bancária gestante que teve plano de saúde cancelado

Outros 07/03/2024

Mercantil de Avaré faz aposentados ficarem horas em fila para depois não pagar benefício por falta de dinheiro em caixas

Outros 06/03/2024

Mercantil de BH é questionado sobre ranking de funcionários; Prática é ilegal na categoria

Outros 29/02/2024

Newsletter