SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Caixa começa a fazer testes de Covid-19 nos empregados

05/10/2020

Bancos: Caixa Econômica Federal

A Caixa Econômica Federal começou a realizar a testagem de Covid-19 em todos os trabalhadores, inclusive nos que estão em home office, nesta segunda-feira (4). Desde o início da pandemia, o movimento sindical tem cobrado do banco a testagem em massa dos empregados para barrar a disseminação do novo coronavírus.

O procedimento estará disponível entre hoje e 30 de outubro, e será feito a partir das sorologias IGM (indica exposição ao vírus e fase ativa da doença) e IgG (indica que a pessoa já teve contato com o vírus e, para algumas situações, desenvolveu anticorpos de proteção no organismo). O local da testagem será em laboratórios credenciados e os exames serão custeados pela Saúde Ocupacional (Saúde e Segurança no Trabalho).

Em comunicado interno, o banco informou aos funcionários que nos casos de IGM reagente de empregados trabalhando presencialmente, será aplicado o protocolo na unidade.

Questionado por representantes sindicais se a medida seria alguma espécie de protocolo de retorno ao trabalho presencial, o banco negou esta hipótese e garantiu que tanto o teletrabalho quanto o rodízio seguem nos moldes atuais, independentemente do resultado da testagem. De acordo com a direção do Caixa, a testagem é uma “ação preventiva de saúde e segurança no trabalho, e mapeamento de empregados e regiões com maior exposição à Covid-19, além de obtenção de insumos para aprimoramento dos protocolos de prevenção e ações regionais.”

Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, estava mais do que na hora da Caixa tomar essa atitude. Se no começo da pandemia o banco tivesse seguido esse posicionamento, muitos bancários e familiares poderiam ter suas vidas preservadas.

Não há como esquecer dos trabalhadores da Caixa que faleceram vítimas da Covid-19. Em agosto, uma bancária que estava em home office teve que retornar ao trabalho presencial a pedido do banco e mesmo solicitando a permanência no trabalho remoto, já que os seus pais eram do grupo de risco, o pedido foi negado. A trabalhadora foi infectada, transmitiu a doença aos demais familiares e seus pais faleceram vítimas do coronavírus e da negligência da Caixa.

O Sindicato irá acompanhar os resultados desses testes e ressalta a importância dos bancários informarem à entidade se o banco está cumprindo com o protocolo.

Notícias Relacionadas

Caixa comunica transferência de Loterias Federais para subsidiária e sindicatos lutam contra a “privatização camuflada”

Caixa Econômica Federal 23/04/2024

Eleições Funcef 2024: votação segue até às 18h da sexta-feira, dia 19 de abril

Caixa Econômica Federal 17/04/2024

Caixa é condenada a reduzir carga horária semanal dos empregados com filhos ou dependentes PcD

Caixa Econômica Federal 28/03/2024

Newsletter