SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Bradesco anuncia fechamento das agências Águas de Santa Bárbara e Gália

10/04/2026

Bancos: Bradesco

Laura e Maria Emília, diretoras do Sindicato, acompanham processo de fechamento da agência de Gália

9 meses. Esse foi o intervalo em que o Bradesco passou sem anunciar o fechamento de agências na região de Bauru. Uma pausa que agora chega ao fim com o encerramento das unidades de Águas de Santa Bárbara e Gália.

A agência de Águas de Santa Bárbara será fechada já no próximo dia 17. Em Gália, está marcado para 22 de maio. Diante da decisão, o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região entrou em contato com a regional do banco em busca de explicações e para cobrar a manutenção dos empregos.

Até agora, apenas a situação de Gália teve algum detalhamento. A regional se comprometeu a realocar os quatro funcionários da unidade, sendo um para Marília, outro para Bauru e os dois restantes para Garça, a cerca de 20 quilômetros de distância. A medida, porém, está longe de resolver todas as incertezas, principalmente para os quatro trabalhadores terceirizados, que seguem sem qualquer definição sobre seu futuro.

Tirando o direito de ir em banco

Um aviso fixado na agência de Gália informa que, a partir de 25 de maio, o atendimento será transferido para Garça. Como alternativa, absurdamente, o banco orienta a população a buscar serviços em correspondentes bancários, como farmácias e um supermercado.

O roteiro não é novo. Em 2024, o Bradesco já havia fechado unidades em Cerqueira César e Fartura, direcionando clientes até para floriculturas e padarias.

Para o Sindicato, o Bradesco está tirando o direito da população a um atendimento bancário presencial, digno e de qualidade. Ainda por cima, está cada vez mais evidente que o banco segue o mesmo modus operandi do Santander, ao encerrar agências em cidades com menos de 50 mil habitantes.

Um banco que obteve lucro de R$ 24,6 bilhões em 2025, alta de 26%, deveria ampliar o acesso e gerar empregos, não o contrário. O Sindicato planeja realizar um protesto contra esses fechamentos na região nos próximos dias.

Duartina

No dia 9 de abril, as diretoras do Sindicato, Laura e Maria Emília, estiveram na agência de Duartina e encontraram um cenário caótico, com mais de 20 clientes aguardando atendimento, insatisfeitos com tempo de espera superior a uma hora e meia. No mês passado, um dos funcionários foi afastado por motivos de saúde e até o momento, o Bradesco não providenciou substituição.

Além disso, a agência passou a atender também os clientes dos PABs de Cabrália e Ubirajara, e das cidades de Lucianópolis, Paulistânia e Avaí. Para agravar a situação, passou a absorver ainda a demanda dos clientes do Santander, que encerrou suas atividades na cidade. Mesmo diante desse cenário previsível de aumento expressivo no fluxo, o banco não se preparou adequadamente. Como consequência, a equipe, que já era reduzida, ficou ainda mais sobrecarregada, e as filas praticamente dobraram. Inadmissível!

Notícias Relacionadas

Sindicato discute pautas do Bradesco em reunião com a Fenaban

Bradesco 20/03/2026

Bradesco ganha “Oscar” na categoria Melhor Gestão Adoecedora

Bradesco 19/03/2026

Sindicato garante reintegração de bancário do Bradesco demitido de forma discriminatória

Bradesco 20/02/2026

Newsletter