SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Caixa pretende dar início aos desligamentos compulsórios por aposentadoria

08/10/2020

Bancos: Caixa Econômica Federal

Ontem (7), Pedro Eugenio Leite, ex-presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), informou em sua página do Facebook “Instituto Datagenio”, que a Caixa Econômica Federal irá começar, na próxima semana, a encerrar os contratos de trabalho dos bancários que se aposentaram após a Reforma da Previdência.

Em novembro do ano passado, foi aprovada a Emenda Constitucional nº 103, que altera o sistema de previdência social e estabelece regras de transição e disposições transitórias. Dentre as muitas normas alteradas ou criadas por essa reforma, encontra-se o acréscimo do § 14 ao Art. 37 da Constituição Federal, que diz:

“§ 14. A aposentadoria concedida com a utilização de tempo de contribuição decorrente de cargo, emprego ou função pública, inclusive do Regime Geral de Previdência Social, acarretará o rompimento do vínculo que gerou o referido tempo de contribuição.”

O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região já tem uma ação ajuizada contra o Banco do Brasil, questionando a inconstitucionalidade dessa alteração.

Na ação, o Sindicato relembra que o tema relacionado a extinção do contrato de trabalho ante a concessão de aposentadoria já foi debatido perante ao Supremo Tribunal Federal, na ADI 1721, tendo nesta oportunidade o STF entendido pela inconstitucionalidade de tal previsão.

Além disso, a entidade pontua que a alteração fere principalmente o Art. 7º, inciso I da Constituição, que determina ser direito dos trabalhadores a “relação de emprego protegida contra despedida arbitrária ou sem justa causa, nos termos de lei complementar, que preverá indenização compensatória, dentre outros direitos”.

Diante da informação de que a Caixa irá começar os desligamentos compulsórios por aposentadoria, o Sindicato pretende ajuizar uma ação semelhante contra essa medida inaceitável.

 

 

Notícias Relacionadas

Nova proposta do Saúde Caixa impõe prejuízos aos empregados da CEF

Caixa Econômica Federal 06/11/2025

SEEBBAURU, SEEB-MA e SEEB-RN enviam e-mail à Caixa solicitando íntegra da proposta

Acordo do Saúde Caixa não representa conquista. Defendemos a não assinatura!

Caixa Econômica Federal 20/10/2025

CEF não apresentou a íntegra da proposta, dificultando a análise e demonstrando falta de transparência nas negociações

Exposição ao bisnefol: Sindicato vai ajuizar ação coletiva em defesa dos caixas da CEF

Caixa Econômica Federal 09/10/2025

Direito ao adicional de insalubridade será pleiteado

Newsletter