SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

DESMONTE GOURMETIZADO! Santander vai transformar agência Altos em cafeteria e coworking, em Bauru

Agência Select será transferida para unidade. Mudança está prevista para o dia 2 de dezembro

03/10/2025

Bancos: Santander

Foto: Reprodução/ Site Santander

Se não bastasse transformar agências tradicionais em “lojas”, o Santander decidiu trazer para Bauru o “Work/Café”, espaço que mistura cafeteria, coworking e atendimento bancário. A agência Altos, localizada na Praça Portugal, em Bauru, foi escolhida para passar por essa nova transformação.

O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região apurou que o prédio da agência Select, localizado ao lado da Altos, será fechado e a unidade transferida para o novo espaço. Até o momento, todos os funcionários permanecerão em seus cargos. A mudança está prevista para ocorrer no dia 2 de dezembro.

O “Work/Café” funcionará na parte da frente da agência, enquanto o atendimento bancário será realizado nos “fundos” e o Select na parte superior. O modelo, destinado a clientes e não clientes, começou a ser implantado pelo banco há cerca de seis anos no Rio de Janeiro e em São Paulo. Atualmente, são 11 unidades no país, sendo oito na capital paulista e três na capital fluminense.

Sem segurança, sem caixas

Desde que transformou a agência Altos em “loja”, o Santander exterminou todo tipo de medidas de segurança. Primeiro, retirou as portas giratórias e, há algumas semanas, os vigilantes que faziam a segurança patrimonial, expondo os trabalhadores e clientes a risco de assaltos, golpes e outras ações criminosas. Além disso, o banco também acabou com os caixas humanos. Em Bauru, inclusive, há apenas dois funcionários que atuam na função, na unidade da Rio Branco.

Para o Sindicato, o formato “Work/Café” é mais uma maneira do Santander maquiar o esvaziamento de suas agências em todo o Brasil. Nos últimos anos, a redução e desvalorização de funcionários e a consequente precarização do atendimento têm se tornado rotina em várias cidades. O cliente, que antes buscava uma agência para receber atendimento eficiente, seguro e acessível, hoje encontra filas cada vez maiores e um cenário de autoatendimento forçado, com cada vez menos apoio humano. A verdade é que o banco espanhol prefere investir em gourmetização e automação, eliminando empregos e oferecendo atendimento precário aos seus correntistas. Revoltante!

Ação

O Sindicato estuda entrar com uma ação para obrigar o Santander a reinstalar portas giratórias com detector de metais e a ter vigilantes durante todo o expediente das agências da base territorial da entidade.

Agência Altos, que será transformada em Work/Café, teve porta giratória e vigilantes retirados quando virou “loja”

 

Diretora Maria Emília está acompanhando a transformação da agência Altos. Sindicato não permitirá que funcionários sejam prejudicados pela mudança

 

Prédio atual do Santander Select será fechado. Unidade será transferida para agência Altos

 

Notícias Relacionadas

Santander demite diversos funcionários PCD sob a justificativa de produtividade

Santander 03/10/2025

Exploração e abandono: Santander em Duartina tem apenas 2 funcionárias

Santander 16/09/2025

Sorrateira! Fundação Sudameris propõe acordo extrajudicial para desligamento voluntário e imediato do plano

Santander 05/09/2025

Fundação alega que os recursos financeiros disponíveis no caixa para manter plano acabaram em 31 de agosto

Newsletter