Em reunião realizada com o movimento sindical no dia 23, a Caixa Econômica Federal assumiu diversos compromissos em relação aos caixas e tesoureiros; agências digitais; segurança das agências e equipamentos para captura digital/biométrica para implementar em suas unidades.
Caixas e tesoureiros
Em agosto, durante negociação com os representantes dos trabalhadores, a CEF se comprometeu que nenhum empregado com cargo minuto ou por prazo teria sua renda impactada durante o processo de reestruturação. No entanto, até o momento, o compromisso não foi honrado. De acordo com o banco, a questão das funções de caixa e tesoureiro está sendo reavaliada e uma solução deve ser apresentada na forma de proposta até o fim de outubro.
A Caixa se comprometeu a preservar as pessoas no reposicionamento (caixas, tesoureiros, funcionários de agências transformadas em digitais ou sem numerário) e as funções efetivas dos empregados, incluindo a possibilidade da lateralidade (troca de função no mesmo nível e com mesma remuneração).
Agências digitais
Desde a reestruturação ocorrida em julho, empregados das agências digitais enfrentam dificuldade na formação de carteira e no atingimento de metas, que foram elevadas sem considerar o número efetivo de clientes. Além do receio de perder a função, a possibilidade de haver prejuízo no que diz respeito ao Super Caixa, TDV e encarreiramento, também tem contribuído para o aumento da insegurança e o adoecimento dos trabalhadores.
Em relação a isso, o banco se comprometeu a deixar todas as unidades “no azul” (alta performance) e a cobrar metas proporcionais ao número de clientes efetivos das unidades. Caso haja distorções, elas serão ajustadas e não haverá perda de remuneração.
Porta giratória
Atendendo ao pedido do movimento sindical, a CEF também se comprometeu a manter a porta giratória nas unidades. Segundo a instituição, a colocação ou retirada do equipamento somente serão realizadas após avaliação prévia de segurança.
Também se comprometeu a, em breve, distribuir os equipamentos recém comprados para captura digital/biométrica (digitais).
O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região reforça o apoio aos caixas e tesoureiros, além dos trabalhadores das agências digitais. Denúncias devem ser direcionadas ao telefone: (14) 99868-4934. Os advogados da entidade estão à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas, através do contato: (14) 99867-9635.