SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Vitória! CEF convoca concursados beneficiados por ação do Sindicato

19/11/2018

Em 2014, a Caixa Econômica Federal realizou um de seus maiores concursos, com mais de um milhão de inscritos e cerca de 33 mil candidatos considerados aprovados. Destes, aproximadamente 7,5% foram admitidos (algo em torno de 2,5 mil empregados).

A Caixa não tinha a obrigação de admitir todos os aprovados em todos os polos aos quais eles se candidataram. No entanto, ainda durante o prazo de validade do concurso, o banco contratou uma empresa terceirizada para a realização de serviços que seriam realizados pelos concursados – a empresa contratada para “atendimento aos produtos, sistemas e serviços da Caixa em âmbito nacional (telesserviços)” era a Tivit, e o valor do contrato foi de R$ 76,677 milhões.

A partir de então, o concurso passou a ser investigado pelo Ministério Público do Trabalho, que ajuizou um inquérito civil, bem como inúmeras ações civis públicas contra o banco.

O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região também ajuizou a sua ação contra a Caixa, pleiteando a nomeação de oito candidatos aprovados para o polo de Bauru. O pedido foi julgado improcedente pelo juízo de primeira instância, mas a entidade conseguiu reverter a decisão no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região.

A Caixa ainda apresentou ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) um agravo de instrumento contra a decisão do TRT-15, mas não obteve sucesso. Assim, com a ação transitada em julgado, a Caixa ficou obrigada a convocar os oito aprovados – o que aconteceu no dia 16, última sexta-feira.

Convocação
A luta do Sindicato, agora, é para que esses oito convocados assumam nas agências vinculadas à entidade, já que o polo Bauru, referido no concurso, inclui cidades de outras bases sindicais, que não tomaram essa iniciativa.

Por isso, no mesmo dia da convocação os diretores do Sindicato dos Bancários de Bauru e Região estiveram na SR Bauru para saber quais agências serão beneficadas com os novos bancários.

A Superintendência Regional informou que, embora os bancários já tenham sido convocados e estejam fazendo exames, não foi definido em quais agências eles tomarão posse. Essa situação começará a ser resolvida hoje, 19, quando a matriz da Caixa enviará a lista de quais agências precisam de funcionários, segundo o seu entendimento.

Para o Sindicato, a agência de Avaré (foto) é onde a falta de funcionários é mais evidente. No entanto, por fazer parte de outro polo regional da CEF (polo Ourinhos), serão necessários alguns arranjos para ela receber novos funcionários. Isso porque a Justiça determinou que os concursados assumissem apenas em agências do polo Bauru.

Notícias Relacionadas

Assembleia garante apoio financeiro para chapa que vai disputar eleição do Sindicato do Maranhão

23/04/2024

BB é condenado a pagar gratificação de função após descomissionar bancária indevidamente em Piraju

Banco do Brasil 23/04/2024

Caixa comunica transferência de Loterias Federais para subsidiária e sindicatos lutam contra a “privatização camuflada”

Caixa Econômica Federal 23/04/2024

Newsletter