SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Sindicato vence no TRT-15 ação da PLR do HSBC

21/10/2019

Bancos: Bradesco

Em março deste ano, o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região ajuizou três ações para fazer com que o Bradesco pagasse aos funcionários oriundos do HSBC a mesma PLR que pagou aos seus empregados.

Para quem não se lembra do caso, a operação brasileira do HSBC foi oficialmente incorporada ao Bradesco no segundo semestre de 2016, no dia 1º de julho. Sendo assim, o Bradesco achou que os bancários oriundos da instituição inglesa tinham direito a apenas 50% da PLR referente àquele ano, e acabou pagando aos empregados incorporados somente a metade do valor que pagou aos seus próprios funcionários.

As ações foram ajuizadas pelo Sindicato nas varas do Trabalho de Bauru, de Lençóis Paulista e de Santa Cruz do Rio Pardo. O juiz de Lençóis Paulista foi o mais rápido, tendo publicado sua sentença no dia 10 de maio.

Ao julgar procedente o pedido do Sindicato, o juiz Renato da Fonseca Janon condenou o Bradesco ao pagamento da PLR integral “a todos os empregados oriundos do […] HSBC vinculados à base territorial do Sindicato […], em observância à cláusula 1ª da CCT que versa sobre a participação dos empregados nos Lucros e Resultados dos bancos”.

Além disso, condenou o Bradesco a pagar uma indenização por dano moral coletivo no valor de R$ 200 mil, reversível ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), honorários advocatícios de sucumbência, fixados em 15% sobre o valor do crédito da condenação, e correção monetária e juros de mora.

Como era de se esperar, o Bradesco recorreu da sentença, mas o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, num acórdão publicado no último dia 11, mostrou ter o mesmo entendimento do juiz de primeira instância, inclusive quanto a estender a decisão para todos da base territorial do Sindicato.

Agora, só resta ao banco recorrer ao Tribunal Superior do Trabalho.

Notícias Relacionadas

Bradesco lança campanha de vacinação contra gripe para funcionários após reivindicação de sindicatos

Bradesco 05/04/2024

Bancário do Bradesco aceita acordo para encerrar ação de horas extras

Bradesco 28/03/2024

Cobrança abusiva de regional de Bauru do Bradesco é denunciada nacionalmente

Bradesco 22/03/2024

Newsletter