No dia 23, diretores do Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, acompanhados do advogado Sérgio Ribeiro, estiveram em São Paulo para participar de uma reunião com a Febraban e com representantes do Santander. A reunião ocorreu na sede da federação dos bancos.
O encontro foi uma tentativa de aproximação entre as três partes, já que o distanciamento para negociações levou o Sindicato a ajuizar uma série de ações coletivas que, segundo os representantes dos bancos, poderiam ser “evitadas”.
Santander
O aumento do número de demissões em Bauru e região, a denúncia ao Ministério Público do Trabalho sobre irregularidades na “Ação Universitária”, a cobrança de metas por WhatsApp em celulares particulares, a ação coletiva cobrando multa pelo atraso no pagamento da PLR – tudo isso foi abordado na reunião com os representantes do Santander.
O Sindicato também cobrou um novo estudo por parte do banco sobre a retirada dos caixas humanos das agências e a sobrecarga de trabalho que isso está causando nas agências onde eles ainda existem. Pelo número de assuntos discutidos, o banco marcará nos próximos dias uma nova reunião com respostas sobre os temas.
Febraban
A Febraban disse que tem as portas abertas para tratar qualquer demanda, inclusive de bancos públicos. Disse também que dará um retorno sobre a frequência livre da diretora Fernanda Ortiz (do Bradesco), que ainda não foi liberada conforme decisão de assembleia.