SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Sindicato prepara uma série de iniciativas jurídicas contra a reestruturação do BB

13/01/2021

Bancos: Banco do Brasil

Compartilhe:

O Banco do Brasil anunciou na segunda-feira (11) uma reestruturação que prevê o fechamento de centenas de agências e postos de atendimento, desligamentos e transferências de milhares de funcionários (por meio de programas de demissão voluntária e de “adequação de quadros”), além de mudanças em cargos como os de escriturários (que serão transformados em agentes comerciais) e de caixas (que devem deixar de existir — os funcionários ganharão comissão pelos dias que atuarem na função).

Diante dessa reestruturação que promete prejudicar a quase totalidade do corpo funcional do banco, o departamento jurídico do Sindicato dos Bancários de Bauru e Região já está preparando algumas iniciativas.

Em primeiro lugar, vai ajuizar nos próximos dias uma ação coletiva com pedido de liminar visando manter a comissão de caixa para todos os que detêm a função, ou, pelo menos, para todos os que já têm 10 anos ou mais de exercício da função, que era o entendimento da Justiça do Trabalho (Súmula nº 372) até a reforma trabalhista.

Depois, caso o BB realize transferências arbitrárias, o Sindicato vai acionar o Judiciário para que seja cumprido o que determina a legislação trabalhista, ou seja, para que só haja transferências que não acarretem mudança de domicílio. No começo do ano passado, a entidade obteve uma liminar impedindo isso.

Por fim, os advogados do Sindicato estudam, ainda, a possibilidade de pleitear contra a ida obrigatória para o Economus Futuro ou Família dos funcionários oriundos da Nossa Caixa que aderirem ao Programa de Adequação de Quadros (PAQ), pois são planos que o banco não tem obrigação de pagar coparticipação, onerando, portanto, apenas os funcionários.

Notícias Relacionadas

BB recebe reivindicações dos bancários que atuam em “Agências Estilo Investidor”

Banco do Brasil 02/07/2025

BB é condenado a indenizar em R$ 300 mil bancário sequestrado junto com a família

Banco do Brasil 01/07/2025

Indenização é referente ao abalo psicológico da vítima

Sindicato inicia devolução da contribuição negocial, referente à antecipação da PLR

Banco do Brasil 24/06/2025

Entrega dos cheques foi realizada no BB da Primeiro de Agosto, em Bauru

Newsletter