SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Sindicato participa de ato político contra MP 1052 e em defesa dos bancos regionais

18/06/2021

Bancos: Outros

No dia 10, diversos grupos se mobilizaram para protestar, de forma virtual, contra a Medida Provisória nº 1.052/2021, que afeta de forma severa os bancos administradores dos Fundos Constitucionais de Financiamento — FNE, FNO e FCO.

A MP foi divulgada por meio de edição extra do Diário Oficial da União do dia 19 de maio e altera regras e valores desses fundos. Hoje, o FNO e o FNE representam cerca de 70% do total dos recursos injetados pelos dois bancos (Basa e BNB), respectivamente, na economia das regiões em que se fazem presentes.

Os bancos de desenvolvimento que controlam esses fundos diferem em muito dos bancos de caráter comercial: natureza do crédito (especializado, de longo prazo), público que assistem, atividade orientada, estudos socioeconômicos, inserção no contexto das políticas públicas, dentre outras variáveis relevantes.

A iniciativa foi coordenada pela AFBNB (Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil) e pela AEBA (Associação dos Empregados do Banco da Amazônia). O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, que também é contra a MP 1052, participou do ato virtual, representado pelo diretor Paulo Tonon (assista à fala dele em https://youtu.be/M4MQxst067s)

Na live, transmitida pelas redes sociais das entidades, todos concordaram que, caso aprovada, a proposta traria prejuízos incalculáveis não apenas para os bancos, mas também para as regiões que os recursos financeiros dos fundos seriam aplicados, principalmente, o Norte e o Nordeste do país.

A intenção das entidades de trabalhadores é expor a problemática na mídia e mobilizar a sociedade, em conjunto com o Legislativo para evitar a aprovação do texto. Assista à íntegra da live em https://youtu.be/mTJlDCRbpBU.

Notícias Relacionadas

Banco Losango é condenado a indenizar bancária gestante que teve plano de saúde cancelado

Outros 07/03/2024

Mercantil de Avaré faz aposentados ficarem horas em fila para depois não pagar benefício por falta de dinheiro em caixas

Outros 06/03/2024

Mercantil de BH é questionado sobre ranking de funcionários; Prática é ilegal na categoria

Outros 29/02/2024

Newsletter