SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Sindicato inicia devolução da contribuição negocial aos bancários do BB Bauru

26/12/2024

Bancos: Banco do Brasil

Logo pela manhã desta quinta-feira (26) pós-Natal, os diretores do Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, Maria Emília Bertoli e Paulo Tonon, iniciaram a devolução da contribuição negocial aos trabalhadores do Banco do Brasil sindicalizados à entidade.

A entrega dos cheques foi realizada no BB Estilo, em Bauru. As devoluções, que tiveram início em outubro, estão sendo feitas na ordem de repasse dos bancos. Até o momento, bancários da CEF, Safra e Mercantil receberam os valores. A entrega aos sindicalizados do BB segue ao longo deste final de ano.

O que é contribuição negocial?

A contribuição negocial/taxa está prevista na Convenção Coletiva de Trabalho da categoria e é descontada sobre o salário de setembro e sobre o pagamento de antecipação da PLR. Conforme previsto na CCT, é descontado 1,5% do salário-base reajustado, mais a gratificação de função, de caixa e de compensador de cheques e os anuênios. Em relação a PLR, também é descontado 1,5%.

Sindicato está devolvendo o índice que é repassado diretamente a entidade. Originalmente, os bancos repassam 70%. Os outros 30% são distribuídos para outras entidades. Todos os bancários que se sindicalizaram até o dia 30 de setembro de 2024 têm direito à devolução.

 

Notícias Relacionadas

Eleições Economus 2026: Veja quem o Sindicato apoia para os Conselhos Deliberativo e Fiscal

Banco do Brasil 15/04/2026

Sindicato aciona BB na Justiça por não repasse de contribuições à PREVI/Economus

Banco do Brasil 13/04/2026

TST condena BB a devolver em dobro valores descontados indevidamente em conta corrente de bancária

Banco do Brasil 10/04/2026

Newsletter