SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Sindicato fiscaliza Itaú da Ezequiel e cobra melhora na acessibilidade

21/03/2024

Bancos: Itaú

Compartilhe:

O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região esteve na agência do Itaú da Ezequiel Ramos, no dia 15, para fiscalizar a acessibilidade do local. A visita foi realizada após a entidade receber uma denúncia, relatando a inoperância do elevador e a ausência de banheiro acessível e exclusivo aos funcionários PcD (Pessoa com Deficiência). A unidade possui dois andares e dezenas de empregados.

A respeito do elevador, a direção do Itaú argumentou que a manutenção do equipamento já foi solicitada, mas o serviço depende de uma empresa terceirizada. A expectativa é de que até o dia 28 de março a situação esteja solucionada.

Sobre o sanitário, apesar da agência disponibilizar aos clientes um banheiro com acessibilidade, internamente, não há um de uso exclusivo dos funcionários PcD. No entanto, de acordo com o banco, um engenheiro já visitou o local e, nos próximos dias, dará início à obra necessária.

Durante a visita, os diretores Maria Emília e Paulo Tonon (veja foto) também observaram que na parte dos caixas não há rampa de acessibilidade. Ou seja, se o trabalhador PcD precisar exercer a função de caixa, não terá como se locomover. Segundo o Itaú, a situação será resolvida juntamente com a obra do banheiro.

O Sindicato ressaltou que as medidas devem ser feitas com extrema agilidade, afinal, o banco tem o dever de adaptar o espaço e oferecer ao empregado com mobilidade reduzida, um ambiente acessível e digno. Caso o Itaú não tome as medidas cabíveis em curto espaço de tempo, a entidade buscará na Justiça o cumprimento da promoção da acessibilidade, assegurada por lei.

Inclusão não é favor, é dever!

 

Notícias Relacionadas

Mesmo com lucro bilionário, festa de 100 anos do Itaú terá patrocínio de R$ 10 mi da Prefeitura do Rio

Itaú 19/04/2024

Sindicato cobra solução para falta de funcionários no Itaú de Sta Cruz do Rio Pardo

Itaú 21/02/2024

Itaú é condenado a indenizar por danos morais bancário que adquiriu doença ocupacional

Itaú 05/02/2024

Newsletter