SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Sindicato conquista incorporação de função para bancária do BB

14/07/2023

Bancos: Banco do Brasil

O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região conquistou na Justiça do Trabalho a incorporação da gratificação de função de uma funcionária do Banco do Brasil, que foi descomissionada em 2019.

A bancária ingressou no BB em 1999 e, em 2004, foi promovida e passou a receber gratificação de função. Em 2019, quando a instituição anunciou a abertura do plano de demissão incentivada – o chamado Programa de Adequação de Quadros (PAQ) – ela realizou a adesão, contudo, após ocorrerem divergências em relação ao tempo trabalhado, desistiu do desligamento. Logo depois, o banco retirou sua gratificação.

Diante da supressão, o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região buscou a Justiça para que o BB fosse condenado a incorporar a gratificação de função da trabalhadora. Na ação, a entidade destacou que a bancária foi descomissionada após receber o benefício por aproximadamente 15 anos, o que configura violação do princípio da irredutibilidade salarial.

Ao analisar o caso, o juiz Sandro Valerio Bodo, da 2ª Vara do Trabalho de Bauru, concordou com o argumento da entidade. “A supressão da gratificação de função recebida por tanto tempo, mais de 15 anos, compromete a estabilidade financeira do empregado e importa em alteração contratual indevida”, afirmou.

O magistrado também destacou que a bancária recebeu a gratificação por mais de dez anos antes da vigência da lei 13.467/2017 (Reforma Trabalhista), sendo assim, as diretrizes da nova legislação são inaplicáveis no episódio.

Para relembrar, a lei em questão determina expressamente que a gratificação de função não incorpora à remuneração do empregado que reverte a seu cargo efetivo, independentemente do tempo em que ele exerceu a função de confiança.

O Banco do Brasil foi condenado a incorporar a gratificação de função pela média atualizada dos últimos 120 meses de exercício, além do pagamento das diferenças salariais e reflexos. Vitória!

Notícias Relacionadas

BB é condenado a pagar gratificação de função após descomissionar bancária indevidamente em Piraju

Banco do Brasil 23/04/2024

BB aprova nova Tabela PIP, em mais uma vitória dos associados do Previ Futuro

Banco do Brasil 22/04/2024

Bancária recebe quase R$ 39 mil por desenvolver doença ocupacional no BB

Banco do Brasil 15/04/2024

Newsletter