SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Sindicato avalia proposta de acordo coletivo do Itaú

13/05/2020

Bancos: Itaú

Com a rotina de trabalho bastante alterada por causa da pandemia, os bancos começaram a propor acordos para regular questões referentes a jornada, horas extras, horas negativas, antecipação de férias etc. Até o momento, três instituições já enviaram minutas de acordo para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região: Itaú, BV Financeira e Santander.

Na manhã de ontem, 12, o Departamento Jurídico do Sindicato reuniu-se para avaliar as propostas do Itaú e da BV Financeira, já que a do Santander só foi enviada à tarde.

Leia a seguir o resumo resultante da avaliação da minuta do Itaú:

“A proposta formulada pelo Itaú Unibanco S/A é prejudicial aos trabalhadores em muitos aspectos. Em alguns deles, é pior que as MPs nº 927/2020 e nº 936/2020. Exemplificativamente, temos o seguinte: (a) passagens em que reconhecemos que eles fizeram tudo para garantir a saúde dos trabalhadores, o que eventualmente irá servir para afastar a responsabilidade deles em ações judiciais com pedido de danos; (b) o reconhecimento da validade do regime de ‘rodízio’, o que, somado à possibilidade de banco de horas negativas, fará com que os trabalhadores tenham muitas horas para compensar ao longo dos próximos meses; (c) a possibilidade de desconto das horas negativas; (d) prazo maior para compensação do banco de horas; (e) prazo maior para o cômputo do banco de horas; (f) regras com vigência superior àquela prevista nas medidas provisórias (e ao próprio estado de calamidade).”

A assembleia para que os trabalhadores deliberem sobre a proposta não tem data para ocorrer porque o Sindicato ainda estuda a melhor maneira de realizá-la sem oferecer riscos aos interessados.

Notícias Relacionadas

Itaú antecipa 13º auxílio alimentação para o dia 27 de outubro

Itaú 16/09/2025

Demissão em massa no Itaú: cerca de mil bancários que atuavam em home office são demitidos

Itaú 10/09/2025

Banco alega que desligamentos ocorreram após avaliação de produtividade

HOJE (27), ÀS 18H30: Sindicato realiza assembleia sobre CCV do Itaú

Itaú 27/08/2025

Newsletter