SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Setembro Amarelo: todos pela vida!

30/08/2019

Compartilhe:

O mês de setembro começa com o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região levantando uma bandeira muito importante: a participação na campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Está mais do que na hora de todos os trabalhadores, familiares e amigos se conscientizarem sobre esse assunto delicado e que já se tornou um tabu. Por isso, como a própria campanha do Setembro Amarelo afirma, “falar é a melhor solução”.

De acordo com o Centro de Valorização da Vida (CVV), aproximadamente, 32 pessoas se matam todos os dias no Brasil. Em todo mundo, esse número chega a 2.200.

Na categoria bancária, segundo uma reportagem exibida em 2017 pelo Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), o número de suicídios entre bancários chega ser de 1 a cada 21 dias. Só no Banco do Brasil, de 2005 até o 2017, foram pelo menos 64 casos registrados, e nos 10 meses após a reestruturação promovida pelo banco em novembro de 2017, pelo menos mais quatro funcionários deram fim à própria vida.

O Sindicato entende que há um conjunto de situações que podem levar alguém ao suicídio, porém, a cada dia se torna mais comum o assédio moral e a sobrecarga de trabalho serem determinantes para o adoecimento psiquiátrico dos bancários.

Para o CVV Bauru, um dos desafios da campanha é combater diversas formas de preconceitos e fazer com que a sociedade reflita sobre o que leva ao suicídio. “A depressão é uma dessas questões. Também há outras doenças emocionais e mentais. Muitas pessoas sofrem por causa da solidão, da orientação sexual e do bullying, que são vítimas nas empresas e nas escolas. Isso também leva ao suicídio”, diz José Carlos dos Santos, do CVV.
Em parceria com o centro, o Sindicato realizará nos dias 14 e 21 de setembro (das 9 horas às 11h30), os dois últimos encontros do “Programa de Exercício de Vida Plena”. A entrada é gratuita e o encontro é aberto à população.

Saber reconhecer os sinais de alerta em si mesmo ou em alguém próximo é fundamental. O CVV realiza, voluntariamente, apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo todas as pessoas pelo telefone 188.

Notícias Relacionadas

“BB + leve”: Banco avança com transformação de agências em lojas e coloca em risco vida de bancários e clientes

Banco do Brasil 24/06/2022

SEXTOU: ARRAIÁ DO SINDBAR É HOJE! ESPERAMOS VOCÊS!

24/06/2022

VOTE “NÃO” na consulta pública sobre retirada de patrocinador dos fundos de pensão

24/06/2022

Newsletter