SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Setembro Amarelo: Nós te escutamos!

Sindicato é reconhecido pelo acolhimento aos bancários e disponibilização de atendimento psicológico

05/09/2025

O Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio e de valorização da vida, reforça a importância do cuidado com a saúde mental. A campanha deste ano traz o lema: “Se precisar, peça ajuda!”, convidando à reflexão sobre a importância do acolhimento contínuo.

De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.

Os principais fatores que podem levar as pessoas a desenvolverem ideação suicida e o ato deliberado estão ligados ao histórico familiar, acontecimentos e traumas na vida da pessoa, dependência química e/ou transtornos mentais.

Saúde mental dos bancários

Apesar do suicídio ser um fenômeno complexo e multifatorial, é fundamental reconhecer e combater o adoecimento no trabalho, que muitas vezes contribui para o sofrimento emocional dos trabalhadores.

O adoecimento na categoria bancária tem escalado de uma forma alarmante. Segundo dados do INSS, em 2022, os bancários representaram 25% dos afastamentos acidentários relacionados à Saúde Mental e Comportamental registrados no Brasil. No período, as doenças mentais e comportamentais foram responsáveis por 57,1% do total de afastamentos na categoria.

A pressão abusiva por resultados, com ameaça sobre seus empregos; a sobrecarga de trabalho; a desvalorização; e o assédio, são algumas das razões que levam os bancários a terem problemas relacionados à saúde mental. Sem o acolhimento devido por parte dos empregadores e, na maioria das vezes, sofrendo até mesmo discriminação por estarem adoecidos, muitos se sentem invisíveis e sem perspectiva de melhora.

Acolhimento

Ao contrário dos bancos, o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região é reconhecido por ser acolhedor e próximo aos trabalhadores, atuando constantemente em defesa da saúde mental. Para a entidade, a saúde mental é tão importante quanto a saúde física, e ninguém precisa enfrentar seus desafios sozinho.

Nesse sentido, oferece atendimento psicológico gratuito aos sindicalizados, com as psicólogas Ana Letícia San Juan e Mariana Cristina Camilli. Os atendimentos podem ser presenciais ou virtuais e têm duração de 50 minutos. O objetivo é acolher, ouvir e apoiar cada bancário sindicalizado que precise de ajuda.

Agende!

Neste momento, a psicóloga Ana Letícia está com horário disponível para agendamento. Interessados devem entrar em contato com a secretaria da entidade, através do número: (14) 99868-5897. Pedir apoio é um gesto de coragem e cuidado consigo mesmo. Procure o Sindicato!

Notícias Relacionadas

BB veta substituição temporária e penaliza funcionários em nome da “racionalização das despesas”

Banco do Brasil 22/10/2025

Sindicato obtém vitória e BB é condenado ao pagamento da 7ª e 8ª horas aos gerentes de módulo e de serviços

Banco do Brasil 20/10/2025

Decisão da 3ª Câmara do TRT reforma sentença de primeira instância

Acordo do Saúde Caixa não representa conquista. Defendemos a não assinatura!

Caixa Econômica Federal 20/10/2025

CEF não apresentou a íntegra da proposta, dificultando a análise e demonstrando falta de transparência nas negociações

Newsletter