Recentemente, o Santander enviou comunicado aos empregados, incentivando a realização de acordos individuais entre os trabalhadores e o banco, sem a participação do movimento sindical. Os acordos abordam questionamentos de condições de trabalho e contratação.
A medida tem respaldo da Reforma Trabalhista (nº 13.467, de 2017), que possibilitou uma flexibilidade maior nas relações trabalhistas, impactando diretamente o acordo individual de trabalho.
Antes da mudança na legislação, o Santander negociava na presença do movimento sindical e da Justiça do Trabalho para intermediação de conflitos e problemas no ambiente de trabalho. No entanto, hoje em dia, abandonou a comissão de acordos voluntários nos sindicatos e tem procurado trabalhadores demitidos para oferecer acordos rápidos com valores inferiores.
O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região alerta: não assinem nenhum acordo antes de consultar a entidade! Os sindicatos existem para defender e lutar pelos direitos dos trabalhadores da categoria, por isso, sua presença é fundamental em qualquer tipo de negociação com o empregador. Sem o auxílio de representantes sindicais, que possuem vasta experiência nesse tipo de negociações, os trabalhadores podem ser ludibriados.
O Departamento Jurídico da entidade está à disposição, através dos contatos: (14) 99868-4631, (14) 99867-8667.